Pato Branco

Redução de frota causa aglomero em transporte coletivo de Pato Branco

Crédito: Reprodução WhatsApp

Nesta manhã (1º), algumas imagens mostrando a superlotação em ônibus do transporte público de Pato Branco circularam pela internet e chamaram a atenção de quem viu a cena, tendo em vista que o momento permite a ocupação de, no máximo, 70% do veículo, conforme fiscal do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran).

Ao Diário do Sudoeste, Zuziane Rigo, explicou que a situação ocorreu porque houve um fluxo inesperado de passageiros nesta segunda. “Não tínhamos como saber quantos usuários íamos ter hoje, porque é o primeiro dia [em que profissionais de serviços essenciais voltam a trabalhar e utilizar transporte público]. Nós adequamos horários diferentes e diminuímos veículos, porque o objetivo do decreto é reduzir o fluxo. Porém, não é o que está acontecendo”, disse.

Segundo a fiscal, as linhas que percorrem o município continuam as mesmas —dez para cobrir os bairros. Porém, o que mudou com o decreto estadual, que entrou em vigor às 00h de sábado (27) e segue até as 23h59 de 8 de março, foi o número de veículos da frota. Hoje, em função da redução das atividades em funcionamento, Pato Branco opera com 12 ônibus.

Apesar de ter sido avaliado um baixo número de usuários que precisariam de transporte público nesses dias de lockdown, os passageiros que utilizaram o meio nesta manhã, mostraram a necessidade de uma frota maior. Diante disso, o Depatran já está analisando a implantação de mais veículos operando no transporte do município. Mais ônibus devem ser colocados para circular nos horários de pico. A quantidade deve ser anunciada pelo departamento até o fim do dia.

Linhas superlotadas

De acordo com Zuziane, os veículos que registraram um número maior de passageiros, do que o permitido em decreto, foram os que fazem a linha São Cristóvão, Planalto e Gralha Azul. Para cada um destes bairros existem, hoje, dois ônibus atendendo a demanda — que dentro do decreto permite apenas 51 pessoas ao mesmo tempo. Vale ressaltar que Planalto conta com apenas um veículo atendendo o bairro, o outro é da linha São João, que somente auxilia na demanda.

Confira o horário das linhas

São Cristóvão – 6h50 às 20h30 – sem parada

Planalto – 6h05 às 20h – com parada das 9h10 às 11h10 e das 14 às 15h55

Gralha Azul – 5h35 às 20h – sem parada

1 comentário

1 comentário

  1. Vanderlei

    1 de março de 2021 às 11:38 AM

    Mentira para acobertar o descaso com os usuários. Retiram linhas sem prévio aviso, reduzem linhas quando deveriam aumentar as linhas para evitar super lotação. Péssima administração do nosso transporte público! Uma vergonha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima