Pato Branco

Semana Literária do Sesc começa na terça-feira

Tradicional evento será em formato on-line. Programação terá bate-papo com Ruy Castro, Giovana Madalosso e Marcelo Rubens Paiva

Será realizada entre os dias 24 e 26 de novembro a 39ª edição da Semana Literária Sesc & XVIII Feira do Livro da Editora UFPR. O tradicional evento é promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC), e neste ano acontecerá de forma on-line, por conta da necessidade de manter as medidas de prevenção à Covid-19. De acordo com informações disponíveis na página do evento na internet, o tema desta edição será “Literatura e Memória: fragmentos do tempo”.

“Ao trazer ao centro do palco o tema literatura e memória, o evento celebra a multiplicidade de ideias e as muitas interpretações do real”. Para os curadores da semana, trata-se também de um “convite para pensar e fazer literatura por meio da intersecção com outras linguagens artísticas”, disse Marcio Barbosa Norberto, gerente de Cultura do Sesc PR.

Programação

Durante os três dias serão ofertadas oficinas, clubes de leitura, apresentações culturais e contações de histórias. Como as vagas são limitadas para clubes de leitura e oficinas, será necessário efetuar a pré-inscrição pelo site www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

Todas as noites, às 19h, pelo canal do Sesc PR no YouTube, serão transmitidas ao vivo as mesas-redondas com autores convidados que abordarão o tema memória em três eixos. A noite de abertura (24) contará com a participação do jornalista e biógrafo Ruy Castro, autor de diversas obras literárias, e que falará sobre “Memória: aquilo que fica” – uma abordagem sobre a preservação do material e do imaterial e sobre como as diversas narrativas são capazes de contar uma mesma história. A mesa-redonda será mediada por Leandro Gorsdorf, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR.

Na quarta-feira (25), a escritora curitibana Giovana Madalosso, uma das revelações da literatura estadual, destacará a relação entre memória e ficção, na mesa-redonda “Memória: vivida ou inventada?”. A mediação será feita pelo escritor e criador do canal Livrada!, Yuri Al´Hanati.

Para encerrar a programação do evento, na quinta-feira (26), o escritor, dramaturgo e jornalista Marcelo Rubens Paiva, será o responsável pela temática “Memória: o povo como personagem”. O encontro será mediado pela jornalista e mestre em Estudos Literários, Gisele Eberspächer.

O conteúdo das três mesas-redondas somente será transmitido ao vivo pelo canal https://www.youtube.com/sescpr e não ficará disponível para visualização posterior nas redes socais digitais do Sesc PR.

Feira de Livros

Para contribuir com o mercado livreiro, especialmente diante do atual cenário pandêmico, o evento, que tem a parceria com a Universidade Federal do Paraná e Editora UFPR, também promoverá a comercialização de livros e possibilitará que o empresário do setor possa divulgar sua marca, popularizar o livro, incentivar a leitura e divulgar a produção literária. Diversas livrarias e editora foram selecionadas via edital.

As vendas de livros poderão ocorrer em lojas físicas ou via e-commerce, da própria livraria parceira. Toda a programação estará disponível no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima