Seminário debate inclusão de cegos no ensino de ciências e matemática

Será realizado na próxima terça-feira (16) o seminário “Ensino de ciências e matemática na perspectiva da educação inclusiva: desafios no presente cenário brasileiro”. O evento é promovido pelo Grupo para Inclusão de Cegos no Ensino Superior (Gices), que integra o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UTFPR, campus Pato Branco.


O seminário será conduzido pelo professor doutor Eder Pires de Camargo, que é cego, livre docente em ensino de Física pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, Campus de Ilha Solteira e doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas.


A conversa será transmitida gratuitamente pelo canal do Gices no Youtube, das 15h45 às 17h30, e é aberta a participação de toda a comunidade. Os interessados devem realizar suas inscrições pelo formulário. Haverá certificado de participação e lista de presença durante o seminário.

Este será o primeiro evento promovido pelo grupo, que se dedica a debater e promover ações de inclusão na universidade. De acordo com a professora doutora Teodora Pinheiro Figueroa, coordenadora do Gices, o principal objetivo da conversa é gerar conhecimento, trocar experiências e reflexões sobre a inclusão de alunos cegos em cursos da área de exatas.


De acordo com ela, um dos principais desafios para a inclusão de pessoas com deficiência visual no ambiente de ensino é a formação dos professores para atender a esse público. “Estamos recebendo alunos cegos na universidade, e está sendo necessário preparar os alunos para essa realidade. Para que quando forem pensar em materiais didáticos, na aula de matemática, para ensinar física, eles também tem que pensar nesse público. É preciso pensar na perspectiva da inclusão ao propor um jogo, um material didático”, completa a professora.


Ela diz ainda que outro objetivo do evento é conscientizar sobre a necessidade de inclusão de pessoas com deficiência, especialmente no ensino superior. Novos eventos e projetos também devem ser promovidos pelo grupo.


“O grupo tem o objetivo de trazer professores, pesquisadores, profissionais cegos que estão atuando no mercado de trabalho para estarem compartilhando as informações para que os professores de escolas públicas, privadas, e de ensino superior, tenham condições de receber alunos cegos”, diz a coordenadora.


Também integram o grupo Eliane De Bortoli Fávero, Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari e Mirélia Flausino Vogel, coordenadora do Nai. Mais informações sobre os trabalhos do Grupo para Inclusão de Cegos no Ensino Superior (Gices), estão disponíveis no Facebook (@ grupoinclusaocegosensinosupeior) e pelo e-mail: [email protected].

você pode gostar também

Comentários estão fechados.