Servidores da limpeza pública fazem mobilização por questões salariais

Na manhã dessa segunda-feira (19), o Executivo Municipal reuniu-se com servidores da limpeza pública de Pato Branco para debater reivindicações da categoria. Os servidores estavam mobilizados desde sábado (17) e apenas 30% do pessoal estava trabalhando na coleta dos resíduos.

-- 2 Notícia --

Eles reivindicavam vacinas contra a covid-19, pois alegavam também estarem na linha de frente, uma vez que ficam vulneráveis ao vírus, podendo pegar lixos infectados oriundos de pessoas com a doença.

De acordo com os servidores, ainda no sábado, a paralisação de 70% do pessoal também ocorreu por questões salariais. Eles alegavam que no ano passado recebiam gratificação e que, no momento, alguns seguiam ganhando e outros não.

-- 3 Notícia --

Acordo

O diretor de gabinete, Agustinho Rossi, esteve na reunião dessa segunda-feira. Segundo ele, ficou definido o cumprimento de jornada de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, sendo 8 horas diárias.

-- 4 Notícia --

“Também ficou decidido que as atividades desempenhadas aos sábados, domingos e feriados serão remuneradas com horas extras. Além de equiparação de gratificações com o estabelecimento do percentual de 26% sobre o vencimento, respeitando a Lei Complementar nº 173. Os valores que eram recebidos a título de gratificação em 31/12/2020 foram somados e divididos entre os profissionais que atuam na coleta de processamento de lixo, não implicando em aumento de despesas. Sobre a vacina, o município atende o calendário de vacinação elaborado pelo governo Federal”, explicou Rossi.

Crédito: Rádio Itapuã/Reprodução Facebook

Legislativo

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Pato Branco, dessa segunda-feira (19), o vereador Eduardo Albani Dala Costa (MDB) disse que esteve na reunião entre o Executivo e os servidores da limpeza pública, na Garagem Municipal, e que após o acordo entre as partes os servidores retornaram ao trabalho, sem maiores prejuízos a cidade.

Ele ressaltou também que o vereador Claudemir Zanco (PL) protocolou, nesta segunda-feira, o Requerimento nº 387 de 2021, ao Executivo Municipal, para que seja feita a equalização das gratificações dos servidores do setor de limpeza pública; e a readequação e replanejamento das garis nos mutirões de limpeza, “uma vez que o trabalho das mesmas estão sendo utilizados exigindo esforço físico, causando danos laborais”. O requerimento também solicita a inclusão das mesmas no cronograma de vacinação do covid-19.

Os vereadores Eduardo Albani Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Marcos Junior Marini (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), Rafael Celestrin (PSD) e Romulo Faggion (PSL) também assinaram o requerimento.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta