Terceira etapa de vacinação contra a influenza segue até nove de julho

Aline Vezoli* com assessoria

A terceira etapa da campanha de vacinação contra a influenza começou na quarta-feira (9) em Pato Branco e segue até o dia 9 de julho. O calendário de vacinação divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde contempla nessa etapa a população com comorbidades, deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Durante a primeira e segunda etapa da vacinação contra o vírus da gripe, segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização do município, Emanoeli Stein, foram vacinadas 15.619 pessoas, — na primeira 7.123 e 8.496 na segunda etapa.

Ela comentou que, devido a aplicação da vacina contra a covid-19 e o intervalo de 14 dias que deve ser aguardado antes de receber o outro imunizante, por receio de precisar esperar ainda mais para ser vacinado contra o novo coronavírus e deixam de tomar a vacina contra a influenza.

Até o momento, os grupos com mais pessoas vacinadas foram os idosos e gestantes do município, e aqueles que ainda não receberam e se enquadram nos critérios da primeira e segunda etapa da vacinação podem receber o imunizante.

Emanoeli fala que “a campanha contra a influenza também é muito importante, pois pode trazer complicações e riscos aos pacientes, as pessoas precisam se vacinar”.

Vacinação de professores

Nessa quinta-feira (17), a Secretaria de Saúde anunciou a inclusão de todos os profissionais da educação no grupo de vacinação da terceira etapa da campanha contra a influenza (H1N1). Na segunda fase, apenas professores do ensino básico, médio e superior puderam tomar o imunizante, por isso foi ampliado o público alvo.

A medida está em acordo com memorando expedido pela Vigilância em Saúde do Governo do Estado do Paraná. Podem se vacinar trabalhadores de todas as áreas que compreendem a educação, desde secretaria, limpeza, vigilância e demais profissionais que atuem dentro das escolas de ensino público e privado.

Para receber a vacina, a categoria precisa apresentar declaração emitida pela instituição de ensino, RG, carteira de vacina e holerite.
As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira nas salas de vacina das Estratégias de Saúde da Família (das 8h às 11h) e no ponto extra, ao lado da sala de vacina central, na Unidade Central de Saúde (das 8h às 11h15 e das 13h30 às 16h45).

Covid

A orientação para as pessoas que receberam a vacina contra a covid-19, e integram no grupo vacinal da H1N1, é para aguardar o intervalo de 14 dias para receber a dose da vacina contra a influenza. Da mesma forma, quando forem vacinados contra a influenza, deverão aguardar 14 dias para tomar a vacina contra a covid-19. A vacina só é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo.

*Com supervisão de Marcilei Rossi

você pode gostar também
Deixe uma resposta