Pato Branco

UTFPR divulga processo seletivo para mestrado em Letras

As inscrições para o processo seletivo para o curso de Mestrado em Letras estarão abertas de 4 a 31 de janeiro - Foto: Divulgação

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Câmpus Pato Branco da UTFPR, informa que as inscrições para o processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado em Letras, em 2021, será realizado de 4 a 31 de janeiro.

De acordo com a professora doutora Taisa Passoni, todo o processo será realizado online. Serão ofertadas 18 vagas, distribuídas conforme as linhas de pesquisa: 12 vagas para Linguagem, Educação e Trabalho, seis vagas para Literatura, Sociedade e Interartes e duas vagas para candidatos oriundos de países com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

Segundo o edital, extraordinariamente, em razão da pandemia da covid-19, as inscrições e o processo de seleção dos candidatos ao Programa de Mestrado em Letras serão totalmente online.

O mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UTFPR, Campus Pato Branco, tem suas disciplinas realizadas presencialmente. Contudo, em razão da pandemia e das incertezas de como e quando as atividades presenciais retornarão, elas poderão ocorrer de forma remota, em caráter síncrono ou assíncrono, de forma híbrida (forma remota e forma presencial) ou completamente presencial, em 2021, conforme o que for determinado pela Reitoria da UTFPR.

A área de concentração em Linguagem, Cultura e Sociedade insere-se nos estudos das vertentes críticas de formação do sujeito e tem como propósito a análise das relações de mútua influência entre a linguagem e os aspectos culturais e sociais inerentes a toda produção verbal e artística, tanto pela ótica dos processos sincrônicos quanto diacrônicos.

Linhas de pesquisa

Conforme especificações do edital, a linha de pesquisa Literatura, Sociedade e Interartes constitui um espaço para as investigações teóricas envolvendo literatura, sociedade e as demais formas de expressão artística, tendo como principal objetivo elucidar suas possíveis relações.

O caráter interdisciplinar desta linha de pesquisa compreende como eixos articuladores a Teoria Literária, a Intersemiótica, a Literatura Comparada, a Lusofonia e a Anglofonia. Neste sentido, promove a investigação acerca dos potenciais diálogos entre esses eixos e áreas correlatas das Humanidades.

Privilegiando um viés interacionista, a literatura não é aqui concebida como mero produto resultante dos fatos sociais e do contexto histórico no qual foi concebida, mas também criadora e transformadora desse universo psicossocial.

Já a linha de pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho objetiva estudar a linguagem de uma perspectiva enunciativo-discursiva e sócio-histórica e sociocultural, com a finalidade de elucidar relações entre linguagem, subjetividade e ação/atividade humana em esferas educacionais, culturais e de trabalho. Tais objetivos estão fundamentados em alguns pressupostos teóricos das Ciências da Linguagem, da Educação e do Trabalho.

Público-alvo

Poderão se inscrever no processo seletivo candidatos que tenham concluído ou que sejam concluintes de cursos de graduação nas áreas de Linguística, Letras e Artes; Direito; Comunicação e Informação; Fonoaudiologia; e Ciências Humanas; reconhecidos oficialmente, respeitando-se as normas vigentes da UTFPR.

Ainda, candidatos de outras áreas serão avaliados pelo Colegiado do PPGL e suas inscrições poderão ou não ser homologadas pela Comissão de Seleção. Mais informações através do link https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1961523&id_orgao_publicacao=0.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima