Pato Branco

UTFPR é a vencedora do Programa CiberEducação Cisco – Learn-a-Thon Brasil 2020

Foto: Divulgação

Assessoria

Foi divulgado, na segunda-feira (21), o resultado da primeira fase do programa CiberEducação Cisco Brasil: a Maratona Learn-a-Thon Brasil 2020, coordenado pela Cisco Networking Academy.

A Academy Support Center (ASC), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, conquistou o primeiro lugar entre as 81 academias participantes e o primeiro lugar de Instrutor, entre os 144 instrutores envolvidos. 

O Programa combina os esforços de transformação digital da iniciativa Brasil Digital e Inclusivo (BDI) com as oportunidades educacionais da Cisco Networking Academy (NetAcad), com o intuito de atender à crescente demanda por profissionais na área de Cibersegurança e estimular a empregabilidade nesta área, desenvolvendo uma nova geração de jovens profissionais em cibersegurança e estimulando a sua inserção no mercado de trabalho.

Dividido em três fases, o programa oferece formação profissional a estudantes, bem como oportunizará estágio e trabalho. 

A primeira fase, Learn-A-Thon, uma maratona de treinamento gratuito, realizado de forma totalmente on-line, consistiu na capacitação de alunos nos cursos exploratórios NetAcad “Introdução à cibersegurança” e “Fundamentos em cibersegurança”. As inscrições ocorreram em julho e puderam se inscrever alunos do ensino médio, estudantes universitários e o público em geral.

No total, pela ASC da UTFPR, participaram 1.833 alunos e 435 destes alunos completaram ambos os cursos. Dos que completaram os dois cursos, 189 foram selecionados para receber bolsas de estudos profissionalizante em CCNA1+CyberOps, pagas pela Cisco. Os concluintes desta fase receberam certificados e distintivos digitais, e ficaram aptos para concorrer a bolsas de estudo para as próximas fases do programa. 

As outras duas academias classificadas foram: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo (SP), em segundo lugar, com 337 alunos formados; e, em terceiro, ficou a Escola de Comunicações do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (Escom-Ccomgex), com 199 alunos formados. 

Nesta mesma fase da Maratona Learn-A-Thon, em relação aos instrutores, a Cisco classificou o professor Eden Ricardo Dosciatti, do Departamento Acadêmico em Informática (Dainf), do Campus Pato Branco, em primeiro lugar; o professor Túlio Saji, do Senai-SP, em segundo; e o professor Ricardo Rebelo Silca Melo, da Escom-Ccomgex, em terceiro. 

Os resultados obtidos são resultantes da soma de esforços, demandadas pelos professores do Dainf, do Campus, Fábio Favarim, coordenador da ASC e Eden Ricardo Dosciatti, instrutor da ASC, junto aos Campus Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.

“O primeiro passo foi a criação dos dois cursos nesta Academia e, após isso, a junção de todos os esforços na busca de alunos, resultando na participação de alunos de todos os estados brasileiros”, informou Favarim.

O coordenador considera a iniciativa pioneira e fortalece ainda mais a unidade sistêmica. “Esta foi a primeira experiência da ASC de maneira unificada na Instituição e o resultado foi extremamente positivo. Ficamos à frente de instituições renomadas, o que nos permitiu consolidar o nome da UTFPR como uma das protagonistas na transformação digital”, completou Favarim. 

Na segunda-feira (21), foi iniciada a fase de “Capacitação de alunos”, com 1.270 alunos que contempla os melhores alunos da primeira etapa (Maratona) e foram selecionados nas duas ondas de formação profissional “CCNA1 + CyberOps Associate” ou “CCNA1 + Network Security”, assim como conhecimentos complementares, oferecidos em conjunto com os parceiros educacionais. Os alunos selecionados também serão estimulados a perseguir certificações da indústria com a oferta de vouchers de desconto para as provas de certificação. 

Além das etapas de capacitação, está previsto para o início de agosto de 2021 o “Estágio”, oportunidade para os alunos poderem aplicar os conhecimentos adquiridos, bem como oportunidades de emprego oferecidos pelo ecossistema de organizações parceiras. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima