Pato Branco

UTFPR realiza projeto Gestão Empresarial para apoiar comunidade no enfrentamento à pandemia

Termina na próxima segunda-feira (3) o prazo de inscrição para a 6ª edição do projeto de extensão Gestão Empresarial – 2020, coordenado por professores pesquisadores do curso de Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco.

De acordo com o professor Luciano Minghini, coordenador do curso e co-coordenador do projeto, o público-alvo são gestores líderes, executivos ou proprietários de organizações públicas ou privadas, independente do porte ou da área de atuação.

Minghini explicou que dentre as diversas iniciativas da UTFPR para apoiar a comunidade regional no enfrentamento da pandemia de Covid-19, encontra-se esse projeto.

Ele visa a orientação empresarial na gestão dos seus “Produtos, Processos, Pessoas e na sua relação com o Mercado”. Segundo o professor, o trabalho de orientação ocorre a partir do protagonismo dos estudantes do curso, orientados pelos docentes de áreas como Economia, Estratégia, Finanças, Logística, Marketing, Operações, Pessoas, Projetos, Sistemas de Informações e Responsabilidade Socioambiental.

“Por conta da Responsabilidade Socioambiental, as ações propostas nas interações com os empresários promovem a reflexão sobre a atuação responsável na relação do seu negócio com a sociedade e o meio ambiente. Além disso, o projeto conta com o apoio de parceiros especialistas que podem oferecer suporte em temas específicos como, por exemplo, o desafio de conseguir empréstimos e financiamentos junto aos programas de apoio públicos ou privados”, explicou.

Minghini frisou que, nas palavras da também coordenadora, professora Elizângela Mara Carvalheiro, “o projeto Gestão Empresarial organiza a aplicação de um conjunto de práticas, técnicas, ferramentas e conceitos de gestão. Os discentes de diferentes períodos participam de um processo interativo, juntamente com as organizações, para o desenvolvimento de ciclos de atividades nas dimensões: Produto, Processo, Pessoas e Mercado”.

Inscrições

O projeto está com as inscrições abertas até o próximo dia 3 (segunda-feira). Minghini explicou que os gestores deverão atender ao Edital COADM-PB 01/2020 e as inscrições devem ser efetuadas mediante o preenchimento do formulário disponibilizado no link, na página do projeto: //pb.utfpr.edu.br/gemp, ou nas páginas do Facebook e Instagram: Gestão Empresarial UTFPR.

Como será realizado

Minghini revelou que o trabalho da equipe executora do projeto de extensão é dividido em duas fases. A primeira está em andamento desde março e visa produzir e publicar conteúdo multimídia para apoio aos gestores nas redes sociais.

“A segunda é o atendimento propriamente dito às organizações selecionadas. O atendimento está organizado em Ciclos de Atividades que envolvem: diagnóstico das necessidades dos gestores; avaliação da situação proposta; proposição de práticas e ferramentas de gestão; e feedback dos gestores para as dimensões Produto, Processo, Pessoas e Mercado”, enfatizou.

No cronograma de atividades os ciclos acontecem nas seguintes datas: Ciclo 1 – de 17 a 31 de agosto; Ciclo 2 – de 1º a 30 de setembro; Ciclo 3 – de 1º a 30 de outubro; e Ciclo 4 – de 1º a 25 de novembro. O trabalho para estruturar a apresentação será de 25 de novembro a 6 de dezembro; e a apresentação para os gestores acontece de 7 a 11 de dezembro.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima