UTFPR retoma aulas presenciais nesta quinta-feira

Depois de quase dois anos, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) voltará a ter aulas presenciais nesta quinta-feira (3). A universidade havia suspendido as aulas em março de 2020, por conta da pandemia de covid-19.

-- 2 Notícia --

De acordo com o diretor-geral do campus Pato Branco, Gilson Ditzel Santos, a retomada será para todos os cursos, no entanto, poderão haver turmas parcialmente presenciais. “A reitoria permitiu que algumas matérias poderiam ser híbridas, com um percentual máximo de aulas remotas. E a outra possibilidade é que algumas matérias podem ser remotas se os professores preencherem algumas das cláusulas, estabelecidas pelo Governo Federal, que incluem, por exemplo, situações de comorbidade”, detalha o diretor.

A estimativa é que cerca de 70% das turmas retorne de forma presencial pura, o que representaria mais de 2 mil alunos de graduação, conforme estimativas preliminares.

-- 3 Notícia --

Além da sala de aula, todos os departamentos e serviços de apoio aos estudantes, como o restaurante universitário, também terão suas atividades retomadas.

O retorno acontecerá mediante instruções normativas, que visam minimizar os riscos durante as atividades presenciais, diante da pandemia da Covid-19.

-- 4 Notícia --

Conforme os documentos, publicados na última sexta-feira (25), todas as pessoas que frequentarem os espaços da UTFPR deverão utilizar máscaras cobrindo nariz e boca, higienizar as mãos frequentemente com reforço de álcool 70%, manter distanciamento seguro e evitar aglomerações.

Segundo o diretor do campus Pato Branco, a universidade manterá o fornecimento de álcool em gel além de realizar a higienização de ambientes com uma frequência maior.

Vacinação

Conforme decisão unânime do Conselho Universitário, o passaporte vacinal será exigido em todos os campi da UTFPR para frequentar a universidade. O documento será necessário tanto para alunos quanto para servidores.

A comprovação será feita de forma digital por meio dos portais eletrônicos do aluno e do servidor. Para comprovação poderá ser apresentado o certificado de imunização, disponível no portal e aplicativo ConectSUS, do Ministério da Saúde.

Segundo informações da universidade, quem não puder apresentar os comprovantes de vacinação, deve apresentar documento médico de contraindicação ou o exame periódico, das últimas 72 h, com o resultado negativo para a infecção por SARS-CoV-2. O prazo de validade do exame é de cinco dias úteis, a partir da data da publicação da instrução normativa.

Poderão ser dispensadas da comprovação de vacinação ou exame pessoas sem vínculo com a universidade que estejam nos campi por motivo contingencial, esporádico ou transitório.

A comprovação de ciclo de imunização completo contra a covid-19, ou teste negativo para a doença, já vinha sendo solicitado nas colações de grau presenciais que já foram realizadas no campus em 2022, ainda que não de forma não obrigatória. Segundo o diretor, a medida foi adotada por todos os participantes dos eventos.

Transição

De acordo com o diretor-geral do campus Pato Branco, os próximos dias deverão ser de adaptação quanto as diretrizes sanitárias. A universidade esteve de recesso até esta quarta-feira (2), por conta dos feriados de carnaval. “Nós publicamos essas regras tardiamente, as aulas voltam amanhã (hoje), então é claro que a gente entende que haverá um período de adaptação, isso é importante deixar claro”, disse Gilson.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta