covid-19

Vigilância Sanitária realiza operação para fiscalizar cumprimento de decreto

Na noite desta sexta-feira (24), a equipe de Vigilância Sanitária de Pato Branco realizou uma operação noturna para se certificar de que bares, restaurante e civis estão cumprindo o decreto que define o protocolo sanitário para a contenção de infecção pelo Sars-Cov-2, coronavírus que resulta na covid-19, doença em pandemia. 

Conforme a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Cirlei dos Santos, muitos civis foram multados por estarem sem máscara. “Era uma operação programada, como estamos fazendo rotineiramente. Agora, com os números de infectados aumentando, estamos intensificando a abordagem de pessoas que não fazem o que é solicitado, como usar a máscara mesmo quando estão sentados nas mesas dos estabelecimentos”, disse.

O valor multa pelo descumprimento da ordem para pessoa física é de uma UF (Unidade Fiscal), que hoje equivale a cerca de R$ 106. Já para os estabelecimentos comerciais multados por aglomerou, o valor parte de R$ 500. 

Empresários

Conforme o empresário Thiago Santin, responsável por um dos estabelecimentos com maior movimentos, todas as obrigatoriedades estão sendo cumpridas, desde aferição de temperatura, distanciamento entre mesas, controle de público e orientação pelo uso de máscara. 

“Nós realmente nos preocupamos com nossos cliente. Dentro das normas, da lei e das possibilidades, estamos fazendo o nosso melhor” diz. 

Proprietário de vários estabelecimentos, Santin diz que, devido ao momento, ele e sua equipe estão procurando cuidar dos seus cliente. “As vezes somos até chatos, porque não queremos que ninguém se coloque em situação de risco. A gente pede a compreensão de todos, e indicamos que todos sigam as regras. Estamos de braços abertos a receber todos, desde que dentro das regras estabelecidas”, finaliza. 

Clique para comentar
Para cima