Ponte “Rei Pelé” – Coluna ADI 10/01/2023

Nota de repúdio
“O Estado do Paraná repudia os atos ocorridos neste domingo (8), em Brasília. Ações desta natureza são inadmissíveis e atentam contra a democracia e o estado de direito. Somos a favor da paz e do respeito. O Paraná se coloca à disposição do Ministério da Justiça para auxiliar no que for preciso e contribuir para a rápida retomada da ordem e da paz na capital federal”.

“Não tem lugar”
O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos), também se manifestou sobre os ataques de radicais bolsonaristas deste domingo (8), em Brasília. O parlamentar disse que ataques violentos “não têm lugar no nosso país”.

Ponte “Rei Pelé”
A Feturismo vai pedir ao governo de Ratinho Júnior (PSD) que a futura Ponte de Guaratuba receba o nome de Rei Pelé.”É uma importante obra. O nome do rei Pelé viraria até ponto turístico e ajudaria o litoral”, diz o presidente da Feturismo, Fábio Aguayo.

Em extinção
Pesquisadores do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar identificaram animais de 12 espécies ameaçadas de extinção na Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná. Entre os mamíferos registados, estão o gato-mourisco, a onça-pintada, o gato-do-mato, a onça-parda ou puma e o gato maracajá.

Soja
Nos últimos dias Jorge Frare, produtor da cidade de Doutor Camargo, na região Norte do Paraná, viralizou nos grupos de Whatsapp com um pé de soja gigante. A planta, que tem 1,80 metro de altura, deixou os amigos curiosos e o produtor para lá de animado.“No ano passado, nós sofremos muito com a estiagem. Foi um ano em que as plantas atingiram 15 centímetros, 30 centímetros. Então, entrar em uma lavoura e tirar uma planta deste tamanho deixa a gente para lá de animado”, afirma o produtor, que planta soja desde os anos 1970.

Desinformação
O projeto que susta os efeitos da resolução do TSE no enfrentamento à desinformação está em análise na Câmara dos Deputados. A proposta foi apresentada pelo deputado Filipe Barros (PL-PR). Ele argumenta que a resolução cria uma sistemática não prevista na legislação ordinária.

SUS
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, anunciou a liberação de R$ 14 milhões para  Londrina. Segundo ele, é referente a uma lei de contribuição de socorro aos prestadores de serviço do SUS no Paraná, que está há 14 anos sem alteração nos valores da tabela.

Combate ao crime
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que criminaliza o uso de drones para arremessar objetos irregulares em presídios e/ou unidades do sistema socioeducativo. A pena de reclusão prevista é de 4 a 8 anos, e multa. Segundo o deputado Sargento Fahur (PSD), relator do projeto: “sugerimos uma reprimenda penal maior e adequada a esse tipo de crime, proporcionando importante fortalecimento no combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios”.

Sucessão
Com um cenário de reeleição dado como certo no Congresso Nacional, inclusive pelo presidente Lula (PT), a disputa de fevereiro para os comandos da Câmara e do Senado antecipou articulações políticas para a sucessão de 2025. A nova legislatura do Congresso Nacional tem início no dia 1º de fevereiro, quando os deputados e senadores tomam posse.

Email
O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal de comunicação para receber informações sobre manifestantes golpistas que participaram dos atos em Brasília. As pessoas podem mandar informações para o e-mail [email protected]. “Qualquer informação ou pista é bem-vinda”, disse a pasta, em nota.

Prisão
Manifestantes bolsonaristas invadiram a Esplanada dos Ministérios na tarde deste domingo (8), depredaram áreas do Congresso, do Planalto e do STF. O patrimônio público nos três locais foi destruído. A Polícia Civil do Distrito Federal informou, nesta segunda-feira (9), que 1,2 mil manifestantes foram presos.

Voos diretos
O aeroporto de Maringá terá até o fim de janeiro deste ano 19 voos adicionais para Cuiabá (MT), Salvador (BA) e Porto Seguro (BA). Essas rotas atendem a alta temporada e são operadas pela Azul e pela Gol. Com esses voos, a expectativa é de que 169 mil passageiros passem pelo aeroporto de Maringá na temporada de verão, o que representa 16,5% a mais do que na comparação com o período anterior.

Nova modelagem
Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT) defenderam junto ao governo federal  em Brasília, uma nova modelagem para os pedágios do Paraná, com tarifas mais baixas e garantias da realização das obras necessárias nas rodovias que cortam o Estado. A pauta fez parte da reunião no Palácio do Planalto com o subsecretário de Acompanhamento e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Maurício Muniz, responsável pela questão das concessões no País.

Tarifa barata
“Tivemos uma ótima reunião, que vai nos garantir um modelo de pedágio mais barato, com a realização das obras previstas e, ao mesmo tempo, vai trazer segurança jurídica para os usuários de rodovias do Paraná”, afirmou Romanelli ao término do encontro. “Há uma boa interlocução com o governo federal”

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

você pode gostar também

Comentários estão fechados.