Auxílio emergencial solicitado para o Samu do Brasil é de R$ 1 bilhão

Redação com assessoria

A problemática vivenciada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), principalmente no que se refere a repasse de valores para a continuidade das operações, voltou a ser tema de reunião em Brasília, nessa quinta-feira (17). O serviço também luta por uma revisão dos valores repassados pelo Governo Federal, que estão defasados há 8 anos.

No encontro além de representantes do Ministério da Saúde, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), a coordenadora-geral do Samu192 no Sudoeste do Paraná Kelly Cristine Custódio dos Santos e a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Adriana Melo Teixeira.

O presidente do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), prefeito Disnei Luquini, também participou da reunião, via internet. Ele e Kelly explicaram sobre a defasagem nos repasses do Governo Federal aos Samu, que não é atualizado desde 2013. Segundo ela, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência não recebeu recurso extra do Ministério da Saúde durante a pandemia, mesmo com o aumento da demanda, decorrentes das transferências e atendimentos de pacientes com a covid-19.

Como sugestão para o impasse, Leandre sugere que o Ministério da Saúde autorize os municípios, através de uma nota técnica, a utilizar recursos previamente destinados para combate à covid-19, também para financiar os Samu.
 “Os municípios brasileiros estão pagando a conta do Samu. O Governo Federal deveria subsidiar 50% dos investimentos no serviço, enquanto estados e municípios seriam responsáveis, respectivamente, por 25% cada. Mas desde 2013, a defasagem nos repasses do governo chega a 78% e o que está acontecendo é que os municípios, através dos consórcios, estão arcando com a maior parcela na manutenção do serviço”, disse a deputada.

Apoio da Bancada

Pela manhã, antes da reunião no Ministério, houve uma reunião da virtual Bancada Federal Paranaense, o líder do Governo, Ricardo Barros, e representantes do Samu de várias regiões brasileiras e da Rede Nacional de Consórcios
O coordenador da Bancada, Toninho Wandscheer, se comprometeu em articular com bancadas federais de outros estados para apoiar a pauta. Ele e o líder do Governo também se comprometeram em levar o assunto ao conhecimento do presidente da República, Jair Bolsonaro.

você pode gostar também
Deixe uma resposta