Câmara contrata empresa para elaboração de projeto de energia solar

Sistema pretende garantir autossuficiência energética ao Poder Legislativo de Pato Branco

-- 2 Notícia --

Assessoria

Com base na Lei nº 5.870, de autoria do vereador Januário Koslinski (PSDB), que entrou em vigor no dia 4 de janeiro de 2022 e dispõe sobre a implantação do uso de energia solar em bens, logradouros públicos e sinalização semafórica no Município de Pato Branco, o Legislativo de Pato Branco contratou uma empresa de engenharia especializada em energia solar, projetos, consultorias e sistema comercial, para prestação de serviço, a fim de elaborar projeto básico e executivo de energia solar fotovoltaica para suas dependências.

-- 3 Notícia --

De acordo com a Lei, os editais de licitação para obras de construção ou reforma dos bens públicos, trarão expressamente a obrigatoriedade da instalação de sistema de energia solar para a geração de iluminação dos ambientes, ficando desobrigados apenas aqueles em que um profissional, por meio de estudo, apresentar inviabilidade técnica.

Implantação

-- 4 Notícia --

Assim, na tarde de quinta-feira (12), o presidente da Casa de Leis, vereador Claudemir Zanco (PL), junto com o vereador, Eduardo Albani Dala Costa (MDB); o técnico legislativo, Ronaldo Roldão; o assessor jurídico, José Renato Rosário; e assessores parlamentares dos demais vereadores, receberam os representantes da Elektrum Corp Ltda.

Esta empresa, representada pelo gerente comercial, Ricardo Inácio, e os engenheiros, Lucas Ferreira de Oliveira e Hugo Gabriel Ferreira, será responsável pela elaboração do projeto de energia solar fotovoltaica para a Câmara de Pato Branco. Na oportunidade foi feita uma apresentação do processo e realizada uma vistoria do local, para que possam dar início à primeira etapa do estudo de implantação.

Projeto

O projeto será dividido em seis etapas: 1) Estudo de viabilidade e estudo preliminar; 2) Anteprojeto – concepção, representação e desenvolvimento das informações e soluções técnicas iniciais de detalhamento dos projetos e seus elementos, instalações e componentes; 3) Projeto Executivo – concepção e representação final das informações técnicas dos projetos e de seus elementos, instalações e componentes, completas, definitivas, necessárias e suficientes à execução dos serviços de obra correspondentes; 4) Projeto Básico e aprovações – finalização da compatibilização dos projetos executivos e do detalhamento das definições construtivas que envolvem o conjunto de desenhos, memoriais, memórias de cálculo e demais informações técnicas das especialidades totalmente compatibilizadas, bem como aprovadas, com base nas exigências legais, junto aos órgãos e autoridades competentes; 5) Acompanhamento, orientação, fiscalização e recebimento da execução; e 6) Entrega de projeto “como construído” (as built).

Durante o diagnóstico, será definido, por exemplo, a quantidade de placas necessárias, local a serem instaladas para melhor rendimento, qual a potência ideal, tempo de retorno do investimento em economia gerada, entre outros.

Prazo

De acordo com o cronograma definido em contrato, a empresa tem um prazo de 90 dias para a entrega das quatro primeiras etapas, sendo que, as duas últimas dependem do cronograma físico-financeiro da execução, que será realizada em etapa posterior, após nova licitação para contratação de outra empresa, que fará a instalação do sistema.

Economia de energia

Nos últimos 12 meses, o total de energia consumido pela Câmara foi de 41.943 kW, ao custo de R$ 40.961,13. Segundo o presidente do Legislativo, a perspectiva é que o retorno do investimento financeiro se dê em poucos anos.

Ele salientou a importância do Poder Legislativo manter práticas de sustentabilidade. “É um investimento muito vantajoso, pois vai gerar energia limpa, preservando o ambiente e reduzindo os custos. Além disso, a medida contribui para a valorização do bem público, uma vez que o prédio passará a ser auto suficiente em energia, contribuindo para a economia da Casa para as próximas décadas”, afirmou Zanco.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta