Comissão Processante confirma ter recebido defesa prévia de Cantu nessa quarta-feira

Vereador Dirceu Boaretto (Podemos), presidente da Comissão Processante que investiga o Caso Cantu – Foto: Assessoria/CMPB

Respeitando o fim do prazo de dez dias estabelecido pela Comissão Processante, o prefeito de Pato Branco Robson Cantu (PSD), que está sendo investigado por suposta irregularidade cometida ao tentar interferir no trabalho do Legislativo, protocolou sua defesa prévia na Casa de Leis, nessa quarta-feira (3).

A CP foi formada em 13 de outubro, em face da formalização de denúncias junto à Câmara Municipal de Pato Branco pedindo providências após o episódio envolvendo a divulgação de vídeo, encaminhado de forma anônima aos vereadores e veículos de imprensa, contendo conversas de uma reunião supostamente ocorrida no Gabinete Municipal, entre o prefeito Robson Cantu (PSD), o vereador Januário Koslinski (PSDB) e outros participantes, onde hipoteticamente teria ocorrido a coação do vereador.

Trâmites

De acordo com o presidente da CP, vereador Dirceu Boaretto (Podemos), a Comissão, que conta com a relatoria da vereadora Thania Maria Caminski Gehlen (DEM) e do membro vereador Rafael Celestrin (PSD), tem agora cinco dias úteis para emitir o parecer, opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia.

Se o parecer for pelo arquivamento, será submetido à deliberação por maioria de votos do Plenário. Caso contrário, se for pelo prosseguimento das denúncias o processo passará imediatamente à fase de instrução.

Caso Depatran

Já a Comissão Especial de Inquérito (CEI), designada pela Portaria nº 33, de 1º de outubro de 2021, com a finalidade de apurar supostas irregularidades de caráter administrativo no Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran), vem seguindo os trabalhos de investigação.

De acordo com o presidente da CEI, vereador Romulo Faggion (PSL), a Comissão realizará mais uma reunião de trabalho nesta quinta-feira (4), quando serão feitas as intimações convocando as testemunhas para as oitivas, bem como será decidida a data em que elas serão realizadas.

 A CEI tem prazo total de 75 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogado. Ao término deste período o relatório final da Comissão será encaminhado ao Ministério Público (MP).

Também fazem parte da CEI o vereador Eduardo Albani Dala Costa (MDB), na relatoria; e os vereadores Marcos Junior Marini (Podemos), Rafael Celestrin (PSD) e Thania Maria Caminski Gehlen (DEM), como membros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.