De autoria do vereador Romulo Faggion (PSL), na sessão ordinária do dia 6, a Câmara Municipal de Pato Branco entregou a Moção de Aplauso nº 16, de 2021, ao empresário Diego Busatto.

Busatto é fundador, diretor-comercial e marketing da empresa Emiteli Indústria Eletrônica S/A de Pato Branco, sediada no Parque Tecnológico do Município, considerada uma das maiores fabricantes nacionais de componentes de respiradores pulmonares, para atendimento aos pacientes acometidos pela covid-19, além de bombas de infusão, desfibriladores, dentre outros produtos, 100% fabricados na Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná.

De acordo com a Moção, Diego fundou a Emiteli em 2011 e, em 2017, iniciou suas atividades em Pato Branco, junto ao Parque Tecnológico. A empresa é referência no segmento de montagem de placas eletrônicas, oferecendo soluções completas e englobando toda a cadeia de fornecimento.

Em virtude da covid-19, os equipamentos produzidos pela Emiteli foram destinados integralmente para o Ministério da Saúde e, posteriormente, repassados pelo órgão federal para atendimento de demandas regionalizadas por todo o país.

Foi presença recorrente nos CTls e nas UTls dos grandes hospitais públicos e privados, salvando vidas diariamente, demonstrando sua importância e agilidade, principalmente, nestes tempos adversos que provocaram o estado de emergência e calamidade pública.

Atuando em conjunto com a Escola, Universidade, Município e Empresa, a Emiteli conta, atualmente, com mais de 80 colaboradores, com infraestrutura física distribuída em duas unidades de barracões e com intenção de expansão que possibilitará, ainda em 2021, a ampliação de 20 vagas em seu quadro de funcionários.

Sessão

Na sessão também foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 79, de 2021, de autoria dos vereadores Eduardo Albani Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Marcos Junior Marini (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Romulo Faggion (PSL), institucionalizando, no âmbito do Município de Pato Branco, a adoção oficial do título de “Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná”.

De acordo com o Projeto, “o Município de Pato Branco foi agraciado com a Lei nº 20.363, de 27 de outubro de 2020, de autoria do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, com o ‘Título de Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná’. O objetivo desta Lei é comemorar esse título durante a Semana Estadual da Tecnologia e Inovação, celebrada, anualmente, entre os dias 16 a 22 de outubro e durante a realização de cada edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum, instituindo assim essa semana no Calendário Oficial de Eventos do Município de Pato Branco”.

Parque de Exposições

Além disso, de autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 143, de 2021, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 600 mil. De acordo com o Projeto, “os recursos são provenientes de superávit financeiro de exercício anterior, decorrentes do saldo remanescente da Operação de Crédito realizada com o Banco do Brasil, no valor total de R$ 20 milhões, que tem como objetivo investimentos em asfalto e reforma do Parque de Exposição”.

Ainda em primeira votação e de autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 119, de 2021, instituindo o Regime de Previdência Complementar, no âmbito do Município de Pato Branco, fixando o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência e autorizando a adesão a plano de benefícios de previdência complementar.