Guerra pede inclusão de taxistas no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19

Assessoria

Um requerimento protocolado na segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) solicitou ao secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Preto, representante do Comitê de para Avaliação de Medidas de Combate à Pandemia da Covid-19, a avaliação da possibilidade de incluir os taxistas no grupo prioritário do Plano Estadual de Vacinação contra a doença.

O pedido proposto pelo parlamentar atende uma demanda da Federação dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros do Paraná (Fecavrep) apresentada por meio de seu presidente, Luiz Maldonado Marthos, e tem o objetivo de contribuir para a discussão e alinhamento conjunto entre os setores público e privado de novas medidas que possam vir a ser necessárias para conter os números da pandemia e contribuir para o avanço da vacinação entre as categorias que desempenham serviços essenciais.

O documento destaca que estes trabalhadores muitas vezes transportam pessoas contaminadas, estando altamente expostos à contaminação pelo coronavírus. Além disso, a categoria também é responsável pelo transporte de muitos profissionais da área de saúde que se utilizam desse meio de locomoção para o exercício de suas atividades.

O governo do Estado também se utiliza do transporte de taxis via convênio TaxiGovPR, como meio de transporte oficial no deslocamento dos servidores em atividades administrativas, formalizado pelo Decreto nº 5822/2020, vinculado à Secretaria de Administração e Previdência – SEAP, que conta com 17 mil usuários cadastrados.

De acordo com a Federação dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros do Paraná (Fecavrep), aproximadamente 15 mil taxistas atuam ativamente no Estado. “Os taxistas têm mantido a sua rotina de trabalho essencial na busca da sobrevivência, sendo expostos diariamente ao risco de contrair a Covid-19, pois ao transportar em seus veículos oficiais clientes locais e de outras cidades, tornam-se alvos da contaminação. Além disso, realizam um serviço de caráter público, mediante autorização do Poder Executivo´´, ressalta trecho do requerimento.

O Poder Executivo anunciou recentemente que o lote de vacinas da Janssen, braço direito da empresa Johnson e Johnson, que deve chegar no Paraná nos próximos dias, será utilizado para imunizar trabalhadores de transporte de cargas pesadas, contemplando os profissionais do transporte coletivo rodoviário de passageiros, do transporte ferroviário, do transporte aquaviário e caminhoneiros. Da mesma forma, a solicitação apresentada pelo deputado Guerra propõe que o acesso à imunização seja expandido para um público que também é extremamente suscetível à contaminação e circulação do vírus.

você pode gostar também
Deixe uma resposta