Inclusão social marca o primeiro ano do vereador Rafael Celestrin

“Já temos diversas ações pensadas e que no próximo ano buscaremos formas para implantá-las”, disse Rafael – Foto: Assessoria

A conquista de uma cadeira por Rafael Celestrin (PSD), entre os 11 vereadores, foi um marco para a Câmara de Pato Branco, sendo ele o primeiro vereador com deficiência visual a fazer parte do quadro político da Casa, em 17 Legislaturas. Sobre seu trabalho, ao longo deste primeiro ano de mandato, ele ressalta sua participação em ações que buscaram a inclusão das pessoas com os mais diversos tipos de necessidades especiais.

-- 2 Notícia --

De acordo com ele, a vontade de ser vereador foi motivada por acreditar na importância de haver representatividade política para todos os cidadãos e, ao longo do ano, procurou atuar firmemente neste propósito. “Recebi inúmeras pessoas em meu gabinete, que vieram solicitar apoio para as causas, buscar soluções para problemas, apresentar ideias e até mesmo, algumas que vieram buscar auxílio para entrada no mercado de trabalho, ação esta que fizemos em parceria com a Agência do Trabalhador”, explicou Rafael.

Ele ressaltou, ainda, que seu gabinete permanece aberto e sempre à disposição, para todos. “Já temos diversas ações pensadas e que no próximo ano buscaremos formas para implantá-las, sempre com o intuito de oportunizar qualidade de vida e condições iguais para que todos os pato-branquenses possam exercem plenamente a cidadania”, afirmou o vereador.

-- 3 Notícia --

Comissões

Rafael também participa, como membro, na Comissão de Orçamento e Finanças (COF); na Comissão Especial de Inquérito (CEI) – formada com a finalidade de apurar supostas irregularidades de caráter administrativo, no Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran); e na Comissão Processante (CP) – formada para realizar a apuração da suposta infração político-administrativa, cometida pelo prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

-- 4 Notícia --

Leis aprovadas e Projetos de Lei apresentados

Uma das primeiras ações do vereador, em 2021, foi propor e aprovar a Lei nº 5.772, de 15 de junho de 2021, instituindo o “Censo Inclusão”, que tem o objetivo de identificar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. De acordo com o Projeto, o objetivo do Censo será “Identificar, mapear e cadastrar os perfil socioeconômico e as condições de habitação e de mobilidade urbana das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; e fornecer subsídio para formulação e a execução de políticas públicas que promovam a acessibilidade e a inclusão social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”.

Além dele, tramitam pela Casa, o Projeto de Lei nº 140, de 2021, que pretende instituir o “Dia em memória às vítimas que faleceram em decorrência da Covid-19”, no Calendário Oficial de Datas e Eventos de Pato Branco; o Projeto de Lei nº 64, de 2021, para oferecer o “Programa de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Equoterapia para Pessoa com Deficiência (PCD); e o Projeto de Lei nº 199, de 2021, denominando de “Izabela Possa Dutkiewicz”, a praça localizada no Bairro São Cristóvão.

Ações com a comunidade

Atuante e participativo, Rafael esteve presente na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, bem como, no Lançamento do Projeto Visão, realizado pela Prefeitura de Pato Branco, que contempla óculos com um dispositivo que lê instantaneamente textos, telas ou qualquer outra superfície, comunicando à pessoa o que está em sua frente, e, ainda, participou do “Dia D para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”, promovido pela Agência do Trabalhar de Trabalho.

Requerimentos e Indicações

Realizou diversas indicações e requerimentos, entre eles, solicitações para regulamentação da licença especial dos servidores públicos municipais; pedidos de melhorias em calçadas, principalmente, em lugares onde está comprometida a acessibilidade, como o entorno da Escola Municipal Rocha Pombo, que já foi atendida pelo Executivo; também solicitou ações de tapa buracos e pintura de faixas, na Avenida Tupi, que foram executadas.

Também realizou solicitações de pavimentações asfálticas; melhorias em escolas e CMEIS; estruturação das estradas rurais; pedidos de instalações de câmeras de segurança para as praças; instalação de semáforo com sinal sonoro; implantação de rede coletora de esgoto nos bairros São Cristóvão, São Luís e Vila Izabel; retirada das rotatórias na Zona Sul da cidade; revitalizações na UBS do bairro Pinheirinho e na UBS do bairro São Cristóvão; e a limpeza e manutenção da Bacia de Contenção do bairro Pinheirinho.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta