Legislativo aprova alteração no nome do aeroporto de Pato Branco

O aeroporto possui características técnicas e operacionais para a denominação Regional – Foto: Arquivo

Na sessão ordinária dessa quarta-feira (15), da Câmara Municipal de Pato Branco, em primeira votação, por 11 votos favoráveis, o Legislativo aprovou a alteração na denominação do aeroporto de Pato Branco, passando de municipal para regional, conforme especificado no Projeto de Lei nº 146/2021, de autoria do vereador Marcos Junior Marini (Podemos) com apoio do vereador Claudemir Zanco (PL).

-- 2 Notícia --

O PL aprovado nessa quarta (15) modifica o artigo 1º da Lei nº 258, de 5 de maio de 1977, que denominou, ainda na gestão do ex-prefeito Roberto Zamberlan, o aeroporto municipal como Professor Juvenal Loureiro Cardoso, que passa agora com a aprovação do PL nº 146/2021 a se chamar “Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso”. Contudo, para que seja publicada em diário oficial e tenha validade de lei, a matéria ainda terá de passar pela segunda votação em plenário.

De acordo com Marini, o projeto considerou a manifestação técnica da empresa de consultoria Phenix que atende ao aeroporto de Pato Branco, “a qual indica que o aeródromo possui as características técnicas e operacionais para a denominação ‘Regional’. Ainda, no ano de 2019, ocorreram 140 operações comerciais, movimentando uma média de 117 passageiros por dia, oriundos dos municípios da região Sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina”.

-- 3 Notícia --

Na oportunidade, o vereador destacou que diante da importância do tema buscou a aprovação do Projeto de Lei, que possibilitará também a alteração do cadastro aeroportuário junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), passando a ser denominado ‘Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso’.

A justificativa apontada no projeto para a alteração no nome é que como o aeroporto passou recentemente por obras de readequação na estrutura física e gestão administrativa, já atende a demanda regional.

-- 4 Notícia --

“Um Aeroporto Regional é destinado a atender a uma determinada região, apresentando características adequadas para ser utilizado por aeronaves da aviação regional nas operações de ligação com os grandes centros urbanos do país. Nesse sentido, é importante ressaltar que o Aeroporto de Pato Branco já opera com voos regionais, paralisados na pandemia, mas já sendo retomados”, destacou Marini, acrescentando que no primeiro ano de voos regulares, no período entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020, foram realizadas 140 operações no aeroporto, com média de atendimento de 117 passageiros diários, incluindo voos semanais de domingo a sexta-feira, em linha direta com a capital do Estado, atendendo usuários dos municípios do sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.