Legislativo propõe audiência pública com diplomata e famílias ucranianas

Através do Requerimento nº 415, de 2022, o presidente da Câmara Municipal de Pato Branco, Claudemir Zanco (PV), e o vereador Januário Koslinski (PSDB) propuseram na sessão ordinária de segunda-feira (16), o agendamento de uma audiência pública aberta a comunidade pato-branquense e sudoestina, sobre as experiências vivenciadas na Guerra da Rússia contra a Ucrânia.

A proposta é que a audiência ocorra no dia 11 de junho (sábado), às 9h30, no plenário da Casa de Leis, e conte com a presença do diplomata ucraniano, ex-embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e da sua esposa, Fabiana Tronenko, além das famílias ucranianas que estão sendo recebidas em Pato Branco.

De acordo com os vereadores, a solicitação para uma audiência pública tem por objetivo “atender a Comunidade Ucraniana de Pato Branco, neste ato representada pela promotora de Justiça, Ivana Ostapiv Rigailo. Para o ato, solicitamos ainda a expedição de convite às autoridades municipais, entidades sociais, educacionais, clubes de serviço, associações, ONGs, e a comunidade em geral, além da imprensa local”.

Descendente de família ucraniana, a promotora Ivana é uma das defensoras e divulgadoras da cultura e costumes da Ucrânia, em Pato Branco. Pela tradição familiar, por exemplo, todos os anos, na época de Páscoa, cultiva e divulga a arte de pintar pêssankas, que são ovos pintados e escritos delicadamente a mão, que é uma forma de manter viva a cultura de seus ancestrais.

você pode gostar também
Deixe uma resposta