Legislativo solicita audiência pública à Acamsop para debater reclamações com o aplicativo 190

Na sessão ordinária dessa quarta-feira (11), da Câmara Municipal de Pato Branco, os vereadores Claudemir Zanco (PL) – presidente da Casa, Dirceu Luiz Boaretto (Podemos), Eduardo Albani Dala Costa (MDB) e Romulo Faggion (União Brasil), apresentaram o Requerimento nº 407, de 2022, solicitando ao presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop), Cláudio Alain Guterres do Carmo, que realize uma audiência pública para debater as reclamações com o aplicativo 190 e a demanda de mais efetivos na região.

-- 2 Notícia --

Segundo a Polícia Militar do Paraná, o aplicativo 190 PR é uma plataforma da PM, pioneira no Brasil, que possibilita o acionamento de emergência sem ligação telefônica. Com o aplicativo é possível registrar fatos, como acidentes de trânsito, perturbação do sossego, violência doméstica, entre outras ocorrências.

O aplicativo, de acordo com a PM, também é projetado para atender pessoas com deficiência auditiva, sendo possível ativar auxílio por libras, para atender ao usuário de maneira eficiente. “Em ocorrências com risco a vida o chamado é iniciado antes do preenchimento do formulário, por isso é muito importante deixar a localização do aparelho ativa. Para auxiliar as informações repassadas, em algumas ocorrências é possível enviar vídeo e fotos e, após o preenchimento do formulário, é iniciado um chat caso seja necessário mais informações. Também é possível acompanhar todos os detalhes da ocorrência, dando maior credibilidade”, informou.

-- 3 Notícia --

No entanto, segundo os parlamentares, o requerimento se justifica com base nas inúmeras reclamações de usuários do aplicativo e na “dificuldade da população em realizar as chamadas para o aplicativo 190, que está causando muitos transtornos e dificuldade, causando certa inquietação na prestação deste serviço de segurança pública para a comunidade e a região Sudoeste”.

Ainda em setembro do ano passado, o tenente-coronel Heraldo Correia de Lima, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Pato Branco (3º BPM), participou da sessão da Câmara Municipal, a convite dos vereadores Claudemir Zanco (PL), Marcos Marini (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), Rafael Celestrin (PSD), Romulo Faggion (PSL) e Thania Caminski (DEM), para falar sobre o atendimento da Central de Emergências através do 190, e naquela oportunidade os parlamentares já enfatizavam a demanda da população em relação a dificuldade de conseguir atendimento dessa forma.

-- 4 Notícia --

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta