Política

Municípios anunciaram retiradas de matérias de sites

Além de sites, medidas serão observadas nas redes sociais - Foto: Reprodução

Período eleitoral, também vai mudar comportamento nas redes sociais oficiais das prefeituras

Nos anos eleitorais por determinação da Justiça Eleitoral, uma série de comportamentos são alterados nas rotinas dos governantes municipais. O período de três meses que antecedem o dia das eleições é o que fica mais caracterizado essas mudanças.

Este ano, em virtude das mudanças de data devido a pandemia do novo coronavírus, com o primeiro turno das eleições marcado para 15 de novembro, já neste 15 de agosto começa a ser observadas as restrições mais austeras.

Mesmo que a lei eleitoral [Lei Federal 9.504/1997], não obrigue a retirada de sites oficiais, e páginas de redes sociais, muitos municípios preferem adotar a remoção de todo o conteúdo como forma de precaução.

Levantamento feito pelo Diário do Sudoeste, em alguns municípios da região, apontou que, Palmas, Saudade do Iguaçu, Renascença, Vitorino,

Chopinzinho, Mariópolis, Sulina, Honório Serpa, Bom Sucesso do Sul, Coronel Vivida e Itapejara D’Oeste vão retirar seus conteúdos do ar. São João, segundo a administração municipal vai manter o conteúdo.

De acordo com a assessoria de imprensa de Francisco Beltrão, o Município manterá seu site ativo, contudo, com atualizações apenas em situações institucionais e de serviços essenciais à população. Já os perfis das redes sociais, ficará oculto durante todo o período eleitoral.

Em Pato Branco, o Departamento de Comunicação informou que as redes sociais ficarão fora do ar, sendo disponibilizado informações referentes ao novo coronavírus em perfil criado especialmente no Facebook, — @MunicipiodePatoBrancoCovid19.

Com relação ao site, ele terá alguns links desativados (matérias), ficando disponível conteúdos essenciais, como a área de serviço, portal da transparência, além de situações referentes ao coronavírus, que podem ser consultadas pelo endereço, www.patobranco.pr.gov.br/coronavirus.

Inicialmente o departamento informou que a medida passaria a vigorar neste sábado (15), contudo, já no final da tarde da sexta-feira (14), a medida estava sendo aplicada.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima