“Não é fácil ser prefeito”, afirma Cantu em evento de 100 dias de gestão

Na noite da terça-feira (20), o Executivo de Pato Branco realizou no Largo da Liberdade um ato para marcar os 100 primeiros dias de gestão, ao que o prefeito Robson Cantu (PSD), afirmou ser uma forma de reforçar o compromisso de transparência das ações e investimentos feitos com o dinheiro público.

O ato foi dividido em dois momentos o primeiro em que Cantu e parte dos secretários assinaram ordens de serviço de algumas obras e alguns termos de pactuação para convênios, e o segundo momento, quando o prefeito fez um balanço dos primeiros dias de gestão.

A avaliação dos 100 dias foi antecipada em vídeos, ao que Cantu afirmou ter sido um momento para a gestão diagnosticar a Administração Municipal e planejamento de ações. Ocasião em que foi evidenciado também a continuidade de algumas obras, a exemplo da praça do Planalto; edificação da nova estrutura do Parque de Exposições; manutenção de estradas rurais e assinaturas de convênios.

Em seu discurso Cantu voltou a destacar a atuação dos profissionais de saúde que estão trabalhando no enfrentamento da pandemia da covid-19, quando também afirmou ter assumido a gestão municipal no momento mais delicado para qualquer pessoa, o de uma pandemia. Mas também destacou a imunização de mais de 11 mil pato-branquenses com a primeira dose da vacina contra a covid.

Ainda pontuou a situação das negativas que são necessárias junto ao Governo Federal, e que devem ser obtidas com a tramitação e ajuste da Proposta de Emenda a Lei Orgânica Municipal (Pelom) e Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), que estão no Legislativo e afirmou que “não é fácil ser prefeito”, ao agradecer a esposa Raquel pelo apoio recebido.

Ele também voltou a afirmar que o objetivo da Administração, “é cuidar das pessoas.”

Na noite de terça, assim, também foi lembrado que no mês de março, Pato Branco foi o oitavo município paranaense na geração de empreso, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia,

Ordens de serviço e termos de pactuação

Para a Secretaria de Engenharia e Obras, foi assinado para a pavimentação asfáltica de 3,9 quilômetros nas ruas Urbano Wittman e Possídio Salomoni; além da autorização de aquisição de câmeras para serem utilizadas pelos agentes de trânsito, em projeto que vem sendo desenvolvido de forma experimental pelos servidores do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran).

À Secretaria de Agricultura foram assinadas as ordens de serviço de pavimentação de 1,4 quilômetro com pedras irregulares em acessos de propriedades rurais na comunidade do Passo da Ilha; pavimentação asfáltica de 5,7 quilômetros na comunidade de São Caetano; e convênio com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), para o plano de integração, para assistência técnica e extensão rural.

Também foi assinada juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer, a ordem de serviço para a obra da praça poliesportiva do bairro Anchieta.

Enquanto que para a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi assinado a autorização do projeto Pato Branco Inteligente, que segundo o Executivo vai tornar as contas públicas mais transparentes e possibilitar uma melhor condução das decisões; a parceria com a ICT Academy para a formação pedagógica em tecnologia, juntamente com a empresa Huawei; criação do Polo de Biotecnologia; criação do Polo Astronômico; do Parque Tecnológico II, que receberá os polos de Biotecnologia e Astronômico; projeto de monitoramento Eletrônico e reconhecimento facial por meio de câmeras e projeto de robótica, para implantação em 25 escolas.

Para a pasta da Educação e Cultura, foram assinados os termos de monitoramento do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Raio de Sol; projeto Incluir é construir; do Centro de convivência para alunos autistas e do novo Sistema de Ensino.

A assinatura de termo de compromisso com o Unidep, para execução da reforma da Unidade de Saúde Central e da doação de terreno para a construção da sede própria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), administrado pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), que foi representado pelo presidente, o prefeito de Ampére, Disnei Luquini; marcaram as assinaturas com a pasta da Saúde.

Na noite de terça, os valores das ordens de serviços e contrapartidas e também das pactuações não foram divulgados pelo Município.

você pode gostar também
Deixe uma resposta