Política

Segunda gestão de Horn e Lorini terá como foco principal a educação em Sulina

Segundo Horn, a obra do cmei deve começar ainda no primeiro semestre deste ano (Crédito: Felipe Pivatto/Foto Luz)

Essa é a segunda gestão consecutiva que Paulo Horn (PSD) está a frente da Prefeitura de Sulina, ao lado de Ari Lorini (PSD). Além das demais áreas, nos próximos quatro anos eles têm como foco principal a educação.

De acordo com Horn, até então, não existe no município espaço destinado exclusivamente a um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). Cerca de 40 crianças, pertencentes a essa faixa etária, são atendidas em uma brinquedoteca e em apenas um período.

“Já buscamos recursos junto ao Governo do Estado [tem recursos próprios também] e pretendemos, ainda no primeiro semestre, ampliar a brinquedoteca, que possibilitará com que essas crianças fiquem em tempo integral, oferecendo mais tranquilidade aos pais que precisam trabalhar”.

Segundo ele, a ação se deve tanto às crianças que já estão no município, como também a demanda existente em decorrência da implantação de um grande laticínio no município. Com isso, ele informa que devem ser atendidas aproximadamente 70 crianças.

Ainda, referente à educação, Horn destaca que Sulina possui somente uma escola municipal, situada na área urbana [a qual também atende alunos das comunidades rurais].

Devido ao crescente número de estudantes, essa escola deve ser ampliada, para comportar mais crianças, bem como oferecer a elas educação em ensino integral [sobretudo àquelas que estejam no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental]. “Com a covid-19 [por mais que os nossos professores se dediquem e os alunos tenham apostilas do Positivo], como nos demais municípios, eles não puderam ter a mesma qualidade de ensino, como ocorria antes presencialmente. Por isso, queremos intensificar, sobretudo no 4º e 5º ano, para que se fortaleçam ao chegar no 6º ano”.

Secretários

Sobre os secretários, Horn informou que, com exceção das pastas de Promoção Social e Saúde [que têm Marilene Horn e Ronan Ernzen respectivamente como secretários], em outras, houve mudanças, que passaram a compor servidores públicos municipais: Administração (Gelson Chiochetta), Educação (Rosana Kuhl) e Agricultura (Claudio Ceni). Quanto às demais pastas, ele disse que serão definidas nos próximos dias, as quais também terão a frente servidores efetivos.

Aniversário

Na quinta-feira (21), Sulina completou seu 33º aniversário. Devido à pandemia, a programação comemorativa tradicional precisou ser cancelada. “Nessa importante data, parabenizo e agradeço aos nossos munícipes: povo ordeiro e dedicado. Esperamos que, no próximo ano, possamos comemorar essa data de emancipação de nosso Município”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima