Vereador questiona condições da Educação para reinício das aulas presenciais

Na segunda-feira (10) as aulas presenciais retornaram na rede pública municipal, em Pato Branco, depois de mais de um ano de aulas exclusivamente remotas, e o vereador Eduardo Albani Dala Costa (MDB) questionou tanto no plenário da Câmara quanto nas redes sociais se as escolas estavam mesmo preparadas para isso.

No Instagram, por exemplo, Dala Costa frisou que a preparação para o retorno presencial vai além do álcool gel e do distanciamento entre as carteiras.

“Os contratos de Processo Seletivo Simplificado (PSS) estão vencendo, e apenas agora foi aberto um edital para a contratação de novos profissionais, um processo que demora cerca de 45 dias entre avaliação de títulos e exames médicos. Cabe ressaltar que, seguindo protocolo de saúde, as merendeiras não devem sair da cozinha, mas com a falta de pessoal está recaindo sobre elas a tarefa de higienizar banheiros e pátios das escolas”, frisou na rede social.

Na oportunidade o vereador questionou ainda que “com pessoal a menos, quem vai cumprir as funções demandadas pela pandemia, como aferição de temperatura, intensificação da limpeza em banheiros e superfícies? Serão as zeladoras e merendeiras, que já são sobrecarregadas? Com apenas dois leitos de UTIs pediátricas e dois de enfermaria, essa volta às aulas é mesmo prudente? Com tanto tempo para se preparar, por que não foi feito com antecedência? Deixo, então, esses questionamentos sobre essa data tão emblemática, que é a volta às aulas presenciais”.

PSS

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco se pronunciou na terça-feira (11), através da assessoria de comunicação, sobre o assunto.

Segundo a pasta, na sexta-feira (7) foram abertas inscrições para um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores substitutos para os anos iniciais do ensino fundamental.

“As inscrições vão até o dia 14 de maio, são on-line e gratuitas e podem ser feitas através do site www.patobranco.pr.gov.br/concursos. Estão sendo disponibilizadas seis vagas, com carga horária semanal de 20 horas e com remuneração de R$ 1.725,99 e abono de R$ 222,82. O contrato de trabalho é firmado pelo prazo de até um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período”, revelou.

Requisitos

De acordo com a Secretaria, os requisitos mínimos para inscrição são: curso superior de Pedagogia concluído ou curso de Licenciatura concluído, desde que precedido ou complementado de formação para o Magistério nível médio.

As provas de títulos referentes à escolaridade, ao tempo de serviço e ao aperfeiçoamento profissional deverão ser digitalizadas e anexadas na hora da inscrição. “É necessário possuir um endereço eletrônico do provedor ‘gmail’, pois o formulário de preenchimento é feito pelo Google”.

Zeladoras e merendeiras

Em relação a zeladoras e merendeiras, “a Secretaria de Educação e Cultura de Pato Branco já tem organizado o certame e frisa que nenhuma escola ficará sem os profissionais necessários para a manutenção das unidades e bem-estar dos estudantes”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta