IDR promove curso sobre cultivo de hortaliças

Na última terça e quarta-feira (21 e 22), o polo de Pato Branco do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), realizou um curso sobre o cultivo de hortaliças. A iniciativa é voltada para técnicos, engenheiros agrônomos, extensionistas e profissionais do IDR e instituições da região como a Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assesoar), Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), entre outras.

-- 2 Notícia --

Segundo informações do IDR-PR, o objetivo do curso é oferecer treinamento sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) para os profissionais que oferecem assistência e trabalham diretamente com os produtores rurais da região.

Esse sistema envolve um grupo de tecnologias e práticas para a produção de hortaliças com uso reduzido de defensivos agrícolas, adubos e outros produtos.

-- 3 Notícia --

“O cultivo de hortaliças no Paraná está associado ao uso intensivo do solo e da água, e ao uso de elevadas quantidades de adubos, corretivos e agrotóxicos. Tal prática tem promovido desequilíbrio nutricional, perda da fertilidade do solo e da saúde das plantas”, diz o material de divulgação fornecido pelo Instituto.

“Hoje o consumidor está mais exigente em relação ao alimento que adquire e os agricultores familiares necessitam estar fortemente articulados ao mercado que cada vez mais cobra a preservação ambiental e a conservação da biodiversidade”, diz ainda o material, justificando a adoção de práticas mais sustentáveis de cultivo.

-- 4 Notícia --

Ainda segundo o Instituto, o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças prioriza a manutenção da cobertura do solo com vegetação o ano todo, o que protegeria da erosão, reduziria o efeito da temperatura e contribuiria para a melhoria da fertilidade do solo e aumento da produtividade. O sistema se aplica tanto para a produção convencional quanto para a orgânica.

Ministraram os treinamentos os instrutores João de Ribeiro Reis Junior, Jamil Fayad, Jucinei Comin, e Marcelo Zanella. Cerca de 70 profissionais participaram da capacitação.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta