Amsop participa de reunião virtual com o secretário da saúde Beto Preto

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), juntamente com as demais associações de municípios paranaenses, participou, nesta terça-feira (18), de uma reunião virtual com o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. No encontro, o secretário apresentou o cenário atual da pandemia da covid-19 no Paraná, e debateu com os prefeitos o decreto 7672/2021, que estende o toque de recolher em uma hora – passando a vigorar a partir das 22h – e proíbe o funcionamento do comércio aos domingos.

“Nós estamos em uma situação onde faltam leitos todos os dias. Atualmente, são quase 800 pessoas aguardando um leito no Paraná. De ontem (segunda) para hoje (terça), tivemos um aumento de 20% nessa fila de espera”, alertou o secretário. Ainda de acordo com Beto Preto, as despesas do governo do Estado com a manutenção de leitos de enfermaria e UTI para a covid-19 chegam a R$ 70 milhões por mês.

O secretário também apresentou algumas ações imediatas da secretaria da Saúde no enfrentamento à pandemia da covid-19, como priorizar o rastreamento de contatos nos municípios-sede de regionais de saúde (como é o caso de Francisco Beltrão e Pato Branco) e municípios de fronteira, como Barracão, Santo Antônio do Sudoeste e Capanema; distribuir, imediatamente, 620 oxímetros para as regionais de saúde; buscar estabelecer uma política recíproca de testagem de caminhoneiros no fluxo Brasil-Argentina; parceria com operadoras de telefonia para envio de mensagens orientadoras aos cidadãos; e doação de dois carros para os municípios que tiverem a partir de três equipes no programa Estratégia Saúde da Família.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, também participou da reunião virtual e declarou que “o objetivo do governo do Paraná, com esse novo decreto, é sinalizar para a população que a pandemia continua, os números voltam a preocupar, e é necessária a colaboração de todos, para que não se precise endurecer mais as medidas de isolamento e distanciamento social”. Guto ainda complementou: “a sociedade já está tão penalizada, então qualquer decisão que nós formos tomar, precisamos equilibrar com economia, saúde, empregos e educação”.

A videoconferência foi organizada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), e conduzida pelo presidente da entidade e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller.

você pode gostar também
Deixe uma resposta