Atletas das escolinhas de Sulina se destacam em competições

A prática esportiva reúne uma série de benefícios, não só aos adultos, mas também às crianças e aos adolescentes. Melhora a concentração, reduz o estresse, aumenta a autoconfiança, entre muitos outros pontos, que refletem no corpo e na mente.

Com isso, municípios oferecem, junto às suas secretarias e departamentos de Esporte, escolinhas gratuitas. Como é o caso de Sulina, que em 2021 atendeu cerca de 220 meninos e meninas, entre 5 e 17 anos, com as modalidades de futsal, futebol na grama sintética e futebol de campo.

A dedicação da garotada resultou em importantes resultados em competições, ambas promovidas pela Associação Esportiva do Sudoeste do Paraná (Aesupar), que abrange os 42 municípios da região.

Uma delas no dia 27 de novembro, quando os atletas do Sub-14 disputaram a final dos Jogos Infantis dos Municípios do Sudoeste do Paraná (JIMSOP’s), alcançando o segundo lugar.

A outra no dia 12 de dezembro, com a equipe Sub-17, na disputa final dos Jogos Abertos dos Municípios do Sudoeste do Paraná (JAMSOP’s), que conquistou o título.

“Todas as crianças e adolescentes são do nosso município, que vão aos treinamentos na quadra sintética e no futebol de campo, disponibilizados gratuitamente pelo Município”, afirma o diretor de Esporte, Cristiano Rapachi.

Ele conta que, no momento, as escolinhas estão no período de férias, mas vão retornar em fevereiro. “Em breve vamos divulgar como devem ser feitas as inscrições; a expectativa é que no próximo ano aumente a quantidade de crianças e adolescentes atendidos”.

Parceria

O trabalho com as escolinhas esportivas é desenvolvido há muitos anos no município. Contudo, conforme Rapachi, em 2017, se intensificou com a gestão do prefeito Paulo Horn e do vice Ari Pedro Lorini.

“Passamos a priorizar as escolinhas às crianças carentes. Ou seja, é também um projeto social, não só de esporte. Tiramos as crianças das ruas e trabalhamos com elas no esporte”, diz.

Além disso, desde 2019, antes da pandemia, o Município fechou parceria com a Escola Furação, do Athletico Paranaense, em que cada atleta recebe um kit composto por meia, calção e camisa do clube.

“Inclusive, em 2019, levamos a equipe campeã Sub-14 dos JIMSOP’s, (cujos atletas neste ano foram campeões no Sub-17 nos JAMSOP’s) para assistir a um jogo na Arena da Baixada, onde o Athletico Paranaense enfrentou o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. O clube cedeu as entradas para esses atletas, e a prefeitura pagou as demais despesas”, recorda o diretor.

A Administração Municipal de Sulina parabeniza a todos os atletas, professores e equipe técnica pela dedicação demonstrada com os títulos trazidos para casa.

Atletas do Sub-14, campeões dos JIMSOP’S (Crédito: Prefeitura de Sulina)
você pode gostar também
Deixe uma resposta