Região

Câmeras de monitoramento são instaladas em Vitorino

Câmera instalada na avenida Brasil Argentina, em Vitorino - Crédito: Divulgação

Ao todo dez câmeras, instaladas na região central do Município, ficarão sob monitoramento do 3º Batalhão da Polícia Militar

Recentemente, o Município de Vitorino iniciou a instalação de câmeras de monitoramento pelas ruas da cidade. Ao todo, dez equipamentos foram colocados em pontos estratégicos.

Com a instalação das câmeras, o Município, assim como a Polícia Militar, poderá ver o que está ocorrendo em tempo real na área filmada, da mesma forma também terá a possibilidade de acessar um banco de imagens quando necessário.

De acordo com o prefeito, Juarez Votri, o objetivo do sistema é dar melhores condições ao trabalho da Polícia Militar. “Precisamos pensar em ações de segurança pública e proporcionar ferramentas avançadas para auxiliar no trabalho da Polícia”, disse.

Normalmente, municípios da região, que aderem ao sistema de vídeo, optam para que a Polícia Militar faça o monitoramento das câmeras, em seus postos de trabalho.

De acordo com o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), capitão Guido Benjamin dos Santos Filho, Vitorino, assim como outras cidades da região já sinalizou o interesse em um convênio com a Polícia.

O capitão comenta que os dez pontos instalados vão proporcionar uma grande segurança para a cidade, “principalmente porque Vitorino tinha apenas um sistema de monitoramento muito simples, na avenida central. Agora tendo dez câmeras e um software de gerenciamento com uma qualidade maior, vai ter um aproveitamento de segurança muito melhor, tanto para situações ilícitas quanto para a prevenção.”

Pontos monitorados

Cabe a cada município escolher onde irá instalar suas câmeras de monitoramento, porém, normalmente as prefeituras recebem dicas da Polícia Militar sobre os melhores locais para instalação dos aparelhos, tendo em vista que o objetivo é aumentar a segurança da população e facilitar o trabalho da PM.

“A Polícia indica pontos que são de maior interesse para a segurança pública. Se a administração municipal entende que aqueles pontos também são de interesse deles, acabam colocando naquele local. Normalmente, atendem nossas indicações”, conta o capitão. 

Entradas e saídas da cidade, locais de maior concentração e principais praças são os que pontos onde costumam ser instaladas as câmeras.

Monitoramento na região

Dos 16 municípios que fazem parte da microrregião de atendimento do 3º BPM, dez possuem o sistema de vídeo monitoramento instalados ou em processo de implantação.

Desses, quatro são da área de abrangência da 1ª Companhia – Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Itapejara D’Oeste e Vitorino. Entre eles, o Município de Pato Branco é o maior e o que mais tem câmeras instaladas, ao todo são 54 unidades. De acordo com o comandante, a cidade tinha, inicialmente, 32 câmeras instaladas, porém, passou por um processo de ampliação, do qual ainda está concluindo.

Bom Sucesso do Sul está em processo de instalação assim como Vitorino e Itapejara D’Oeste, que tem apenas três câmeras na área central, está passando uma ampliação.

Além destes municípios, Chopinzinho, São João, Coronel Vivida, Mangueirinha, Saudade do Iguaçu e Palmas contam com vídeo monitoramento. Este último é o único que tem monitoramento rural e agora terá também 20 unidades instaladas na área urbana.

Acesso as imagens

Qualquer pessoa que tenha interesse em utilizar a gravação de uma das câmeras instaladas pelos municípios, podem solicitar a imagem. Porém, precisam comprovar junto a Polícia Militar a necessidade da gravação e o envolvimento com a cena. “Depois de analisar o pedido do cidadão, e entender que ele é parte interessada da imagem, nós fornecemos apenas aquele espaço de tempo, onde há necessidade, justamente para que preserve a privacidade das demais pessoas da cidade”, explica.

Segurança pública

Para o capitão, as câmeras de monitoramento potencializam o trabalho da Policia Militar. Segundo ele, o sistema auxilia na busca de informações, de provas, de características de suspeitos e veículos, assim como também auxilia na interceptação de fugitivos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima