Cerca de 100 animais são castrados em Bom Sucesso do Sul

Na última terça (10) e quarta-feira (11), o município de Bom Sucesso do Sul recebeu o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet), que ocorreu no Centro Social Parque dos Anjos.

-- 2 Notícia --

Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), a ação contou com a parceria da Prefeitura de Bom Sucesso do Sul, na qual foram castrados 99 animais [39 gatos e 60 cães].

Para a médica veterinária da prefeitura, Ingridi De Bona Pires, o evento foi um sucesso no município, pois foi possível “trabalhar com os munícipes a educação em saúde e tutela responsável dos animais de estimação, mostrando a importância da castração dos animais para prevenção de doenças, aumento da longevidade dos animais e o controle da dinâmica populacional de animais de rua”.

-- 3 Notícia --

Ela informa que todos os animais atendidos são domiciliados e, em sua maioria, tutelados por famílias consideradas de baixa renda, segundo informações apresentadas na folha resumo do CadÚnico, emitida pelo Departamento de Assistência Social.

“Todo o município foi contemplado com o programa, porém priorizamos os animais do bairro São Pedro, a fim de atender as demandas levantadas por meio do censo de cães e gatos pela Divisão de Vigilância Sanitária nos anos de 2019 e 2020”.

-- 4 Notícia --

Ingridi diz que o Município pretende continuar implementando ações de educação em saúde, com o intuito de orientar a população. Sobretudo nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, “sobre a guarda responsável dos cães e gatos, e salientar a importância do controle populacional através da castração dos animais de companhia, para posteriormente estabelecermos outros convênios e parcerias como a que foi desenvolvida no nosso Município com a Sedest”.

Na ação, segundo ela, trabalharam dez profissionais, dos quais cinco são servidores da prefeitura e cinco da clínica veterinária que prestou os serviços de castração no município.

“Foram investidos R$ 25 mil, com recursos oriundos do Governo do Estado; enquanto que a prefeitura ficou responsável por uma contrapartida, a fim de promover ações de conscientização para a tutela responsável dos animais de estimação”.

Também, de acordo com a médica veterinária, os tutores desses animais castrados fizeram a inscrição dos animais anteriormente ao dia do procedimento, bem como assinaram um termo de ciência e responsabilidade, de que os animais passariam por anestesia geral, pela castração e pela microchipagem. Todos os animais castrados receberam microchip.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.