Chopinzinho dá início a projeto da Universidade da Criança

Na quinta-feira (5), o Município de Chopinzinho deu início das atividades do projeto Universidade da Criança, com as famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz.

A tarde foi de sensibilização dos pais sobre a importância da Primeira Infância. O lançamento das atividades contou com a presença do prefeito Edson Luiz Cenci e da secretária de Assistência Social, Edina Accorsi.

A partir de agora os encontros serão mensais e terão duas horas de duração.

Programas voltados a primeira infância

De acordo com um levantamento feito pela reportagem do Diário do Sudoeste, seis dos 15 municípios da microrregião de Pato Branco já elaboraram ou estão criando um plano municipal para a primeira infância.

Na micro, Chopinzinho é o que mais investe nas políticas públicas para crianças com até 6 anos de idade. No município, além do plano, já aprovado por lei, são implantados os programas federais Criança Feliz e Universidade da Criança, com autoria da deputada federal Leandre Dal Ponte.

Além de Itapejara e Chopinzinho, os outros municípios que já criaram um comitê de gestão intersetorial das políticas públicas para a primeira infância e trabalham na elaboração de um plano são Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Sulina, Honório Serpa e Vitorino.

No caso de Vitorino, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social o comitê deve garantir que as necessidades das crianças sejam atendidas de forma a proporcionar um crescimento com as condições adequadas que essa fase demanda.

Ainda conforme levantamento do Diário, os municípios de Coronel Vivida, Palmas e Clevelândia não tem um plano municipal mas aderiram ao programa Criança Feliz.

São João, Mariópolis, Saudade do Iguaçu, Coronel Domingos Soares e Mangueirinha não tem nenhuma política pública voltada a primeira infância, apenas para crianças e adolescentes.

O que é o plano da primeira infância?

Através do Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI), diversos setores de uma localidade se reúnem e realizam um levantamento de como está o atendimento a crianças com até seis anos de idade. Depois do diagnostico, elaboram-se as metas e ações.

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