Chopinzinho promove série de ações alusiva ao Outubro Rosa

Durante a programação haverá também o Dia D, no Parque do Lago (Crédito: Imagem ilustrativa)

Teve início no dia 5 de outubro e segue durante todo este mês uma série de ações promovidas pela Secretaria de Saúde de Chopinzinho, alusiva à campanha Outubro Rosa, com o tema “Um mês para lembrar, o ano todo para prevenir!”.

De acordo com a secretaria, o primeiro evento ocorreu por meio de uma live — transmitida pelas páginas do Facebook da Rádio Nossa FM e do Município de Chopinzinho —, com a médica Deise Cenci e a enfermeira Marcelli Leonarchik, as quais destacaram sobre a importância da prevenção e outras orientações de saúde.

Outra live falando sobre os cuidados à saúde da mulher ocorrerá nesta sexta-feira (15), com o Grupo de Apoio a Mama (Gama) de Chopinzinho e a Rádio Extra FM [transmitidas em suas respectivas páginas do Facebook] das 20h às 21h.

Ainda, haverá uma terceira live, no dia 22, às 19h. Na ocasião, além da enfermeira Marcelli, quem participará será a médica Viviane Crestani. Nesse caso, será transmitida pelas páginas da prefeitura e da Rádio Extra FM.

Atendimentos

Durante esse mês, a Secretaria Municipal de Saúde também está intensificando os atendimentos relacionados à saúde da mulher. Nos dias 14, 20, 26 e 28, as munícipes podem se dirigir às unidades de saúde Central, Nossa Senhora Aparecida e Frei Vito para agendar seu preventivo e solicitação de mamografia.

Também nestas datas serão disponibilizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O horário de atendimento será das 17h às 20h.

Ainda, na Unidade Central, as mulheres podem agendar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, nas segundas e terças-feiras, nos períodos manhã e tarde. O agendamento estará disponível tanto pelo telefone (46) 3242-1511 ou na recepção da unidade.

Dia D

Ainda, durante a programação, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia “D”, no Parque do Lago. Será no dia 23 de outubro, sábado, a partir das 16h30.

No local haverá Work Dance com trio elétrico; camas elásticas com supervisão de professores; e a Feira do Chocolate, por meio do Grupo Gama.

Ainda, na ocasião, será promovida ação beneficente, em prol da ONCVIDA. Para colaborar, a população pode doar alimentos não perecíveis, para compor cestas básicas aos pacientes com câncer.

Se preferir, é possível doações em dinheiro e o lucro será revertido para ações de sustentabilidade aos pacientes de Chopinzinho com câncer. Para doações em dinheiro, os interessados podem depositar na Conta Corrente 25755-9, Agência 4390, Sicoob. Ou pelo PIX: CNPJ 33.615.968/0001-81. Ambos destinados à ONCVIDA.