Chopinzinho recebe projeto de estímulo à leitura

O município de Chopinzinho foi selecionado para receber o projeto cultural Minha Biblioteca Viva, nos dias 10,11 e 12 de maio. A iniciativa ofertará oficinas para estudantes, professores e gestores escolares, através de rodas de leitura, contação de histórias e doação de livros.

A intenção da ação é incentivar a leitura, revitalizar as bibliotecas de escolas públicas e democratizar o conhecimento. Para isso, o projeto deve percorrer dez municípios do Paraná até outubro desse ano, onde há menos de 20 mil habitantes.


As escolas que receberão a caravana são selecionadas pela Secretaria de Educação do município, facilitando aos estudantes o acesso a livros. “Uma equipe de três profissionais – formada por bibliotecária, mediador de leitura e contadora de histórias – visitará o município e permanecerá no local realizando diferentes ações com os estudantes, professores e coordenadores. Em seguida, o trio se desloca para outra região, seguindo uma escala mensal”, explica o idealizador do projeto, Cristiano Nagel.

Programação

Estão sendo preparadas diversas atividades culturais para 2022, onde deverão acontecer 20 oficinas de gestão de acervo e revitalização de bibliotecas escolares, 20 oficinas de mediação de leitura, 100 rodas de leitura e 100 contações de histórias.

A doação de mil livros de literatura infantil também deve acontecer, sendo 100 por município, além da entrega de 200 ecobags por cidade, para auxiliar os alunos no transporte de livros.


O projeto Minha Biblioteca Viva faz parte do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, com apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

você pode gostar também
Deixe uma resposta