Cmei conscientiza crianças sobre a preservação do meio ambiente em Mariópolis

O meio ambiente e o ser humano estão bastante relacionados. Isso porque, quando alguém causa danos à natureza, consequentemente surgem problemas ambientais — muitas vezes irreversíveis e que afetam a saúde de todos os seres vivos.

Pensando nisso e tendo em vista que no dia 5 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz, de Mariópolis, desenvolveu uma atividade específica para o tema.

A ideia, segundo a pedagoga Lucieli Fátima Piovesan, foi promover a reflexão sobre os cuidados com a natureza. “Para isso — juntamente com a diretora do Cmei, Ana Paula Aparecida Brum; e a secretária de Educação, Samira Dal’Sant — foi proposto o desafio aos nossos queridos alunos, para que junto de suas famílias confeccionassem trabalhos utilizando materiais recicláveis”.

Ela informa que a estrutura conta com cerca de 160 alunos [de quatro e cinco anos de idade], distribuídos entre quatro turmas do Pré-I e cinco do Pré-II. Praticamente todos participaram dessa atividade. Porém, para o Pré-I a tarefa consistia em que as crianças reproduzissem suas moradias; enquanto que para o Pré-II, o tema abordado foi dinossauros.

“O meio ambiente vem ao encontro com essas temáticas estudadas pelos pequenos, sendo assim a concomitância do nosso projeto. Lembrando que, na Educação Infantil, não separamos por disciplinas, mas abrangemos sempre várias áreas do conhecimento”, diz a pedagoga, completando que o Cmei trabalha com o material didático do Aprende Brasil, disponibilizado pelo Município.

Materiais

A proposta, conforme Lucieli, foi apresentada aos pais e aos alunos no dia 31 de maio. Como as aulas continuam ocorrendo de forma remota, eles tiveram até o dia 15 de junho para realizá-la em sua casa e entregá-la.

Segundo a pedagoga, os trabalhos ficaram incríveis. “Tanto que pedimos para que eles trouxessem até o Cmei, quando viessem retirar as novas atividades, para montarmos uma exposição”, afirma, enumerando que os materiais mais utilizados foram papelão, garrafas pet, rolinhos de papel higiênico, papeis e gravetos.

“Com o desenvolvimento desses trabalhos, os alunos puderam colocar sua imaginação e criatividade em prática. Além de desfrutarem de momentos de aprendizado, juntamente com os seus familiares”, observa, enaltecendo a parceria que a escola tem tido com os pais, “que faz toda a diferença nesse momento de pandemia”.

Lucieli ainda informa que a partir da próxima semana haverá uma escala, para que as famílias possam conferir todos os trabalhos feitos pelos pequenos. “Com isso, evitaremos aglomeração”.

Para o Pré-I, a proposta era que os alunos reproduzissem suas moradias (Crédito: Divulgação/Cmei Cantinho Feliz)
você pode gostar também
Deixe uma resposta