Construção da clínica do idoso em Palmas chega na reta final

Nos próximos dias, empresa vencedora da licitação deve entregar a obra oficialmente para a prefeitura

-- 2 Notícia --

Nos próximos dias, a prefeitura de Palmas deve receber, oficialmente, a obra da estrutura que será a Clínica do Idoso – Wilma Marins Cardoso no município. Até o momento, mesmo que a construção ainda não tenha sido, de fato, finalizada, o mobiliário já foi instalado.

De acordo com Rafael Barboza Santos, secretário de Saúde no município, o que falta agora é a conclusão do processo de licitação para a contratação de médico clínico geral.

-- 3 Notícia --

“Assim como nós temos a Clínica Infantil para atender as crianças e a Clínica da Mulher para o sexo feminino, nós vamos ter, agora, a Clínica do Idoso, para atender a melhor idade de maneira especializada”, explicou, comentando ser um serviço pioneiro na região.

O espaço está planejado para atender toda a demanda de idosos do município, que, segundo um levantamento feito pela Secretaria de Saúde durante esta campanha de vacinação contra a covid-19, se aproxima de 12 mil pessoas.

-- 4 Notícia --

A Clínica do Idoso está situada na região central do município, em uma rua de atrás da prefeitura. Para a obra, foram investidos R$ 1.336.446,58, dendo R$ 400 recursos do Governo Estadual.

Serviço prestado a comunidade

A Clínica do Idoso terá um atendimento integrado. No local, haverá uma equipe de enfermeiras e técnicas de enfermagem, uma farmácia, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, um clínico geral, serviço odontológico, sala de coleta de exames e também um espaço para atividades físicas.

“São linhas de cuidado que temos claro aqui. Mas, o atendimento na clínica não substituirá a UBS, onde o idoso também pode procurar por consultas.”

Ampliação na rede de atendimento a idosos

Com o novo espaço, a população com idade acima dos 60 anos contará com uma oferta maior de locais para se consultar. Além da clínica e da Unidade Básica de Saúde (UBS), terá também o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas — ainda, também, não inaugurada.

“Isso tudo foi pensado para proporcionar um cuidado maior com essa população vulnerável, em que precisamos ter um trato diferente”, comentou.

Como funcionará o atendimento?

De acordo com o secretário de Saúde, todo atendimento no local funcionará como livre demanda. Na prática, como ele explica, ao chegar na clínica os pacientes passarão por uma triagem. Depois, terão uma consulta com um clínico geral e, após isso, serão encaminhados aos serviços ofertados no local — esses seguirão sistema de agendamento.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.