Região

Coronel Vivida revitaliza principais acessos

A Administração Municipal de Coronel Vivida está executando a obra de revitalização dos dois principais acessos ao município: a avenida Generoso Marques e a rua Romário Martins. Serão substituídas as calçadas e a arborização, bem como acrescentados elementos de acessibilidade e iluminação. Os investimentos são em torno de R$ 3 milhões, por meio do programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana.

Na avenida Generoso Marques, a revitalização ocorre desde o trevo com o bairro São Cristóvão até a rotatória da rua Luiz Ferri, totalizando 2.000 metros de melhorias. Na rua Romário Martins, a aplicação da obra se dá do trevo da BR-373 até o cruzamento com a Generoso Marques, somando 1.200 metros.

A execução da obra prevê intervenções na arborização atual, pois esta impede, em muitos pontos, a adaptação dos itens de acessibilidade. Além disso, o enraizamento de muitas das árvores causou danos às calçadas e dificultavam a mobilidade.

A maioria das árvores removidas são da espécie Aroeira-brava (Lithraea molleoides), que há muito é discutida no município, pois, segundo especialistas em alergias provocadas por plantas, podem causar dermatite alérgica grave, apenas por aproximação da planta.

O prefeito Frank Schiavini explicou que a substituição da arborização tem todo o aval técnico necessário que justifica a sua retirada. “O projeto foi realizado pelo Departamento de Engenharia e passou pelo crivo dos departamentos de Engenharia da Caixa Econômica Federal de Cascavel e, na sequência, da Caixa de Brasília, com todos os pontos necessários de adaptação para acessibilidade de padrão nacional, que incluem, por exemplo, mais rampas de acesso, largura necessária para mobilidade de cadeiras-de-roda, piso tátil e correção das calçadas danificadas pelas raízes que se tornaram obstáculos para os pedestres”.

Segundo ele, a substituição ocorrerá de acordo com cada local e tipo de árvore indicada. “A Administração Municipal fará o plantio de novas árvores por meio de critérios técnicos, que possam assegurar a qualidade da obra e que alcancem os objetivos da arborização urbana”.

Estão previstas na Planilha Orçamentária o replantio de 168 mudas nativas e 131 palmeiras, sendo que as nativas serão definidas juntamente com o técnico responsável do Município, fiscal do contrato e empresa vencedora da licitação, adequando a espécie a cada um dos trechos em questão. A obra contempla também novos itens de jardinagem, correção dos meios-fios, instalação de iluminação baixa (na rua Romário Martins), padronização das entradas às residências e empresas, entre outros.

Schiavini ressalta que a obra recebe o acompanhamento integral para tender os propósitos do planejamento. “Acredito que a melhoria será significativa tanto para o desenvolvimento do local, oferecendo mais acessibilidade [que, inclusive, é um tema que possui uma crescente mundial] e também para valorizar essas duas que são as principais entradas de Coronel Vivida, que ficará mais bonita e iluminada”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima