Crianças fazem viagem gastronômica no Cmei Cantinho Feliz em Mariópolis

Durante cerca de um mês, alunos do PRÉ-II do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz, em Mariópolis, puderam fazer uma viagem por vários países, por meio do projeto “Fome? Come!”.

A iniciativa integra o material educacional Aprende Brasil, aderido neste ano pelo Município, sendo que esse conteúdo começou a ser passado quando os pequenos retornaram às aulas presenciais.

Conforme a diretora do Cmei, Ana Paula Aparecida Brum, cerca de 90 crianças participaram do projeto, as quais têm cinco anos, distribuídas entre cinco turmas.

Ela informa que todas as professoras que trabalham com essas turmas desenvolveram atividades relacionadas ao tema: de registro, recorte, colagem, jogos, brincadeiras, atividades concretas e lúdicas, a fim de atrair a atenção dos alunos.

Para que isso pudesse estar ainda mais próximo da realidade das crianças, a pedagoga, Lucieli Fátima Piovesan, explica que a Departamento Municipal de Educação, que tem como diretora Samira Dal Sant, disponibilizou algumas comidas típicas.

Ela explica que, como o tema abordado no projeto era comidas típicas e a gastronomia de outros países, o assunto em si ficaria um pouco distante da realidade das crianças, simplesmente descrevendo como são essas comidas.

“Como sabemos que na Educação Infantil é essencial que as crianças tenham vivências e experiências, além da prefeitura tivemos o apoio da comunidade [donos de restaurantes e outros empresários se mobilizaram e fizeram algumas doações]. Com isso, conseguimos abordar várias gastronomias”.

A pedagoga afirma que as turmas fizeram uma viagem gastronômica pelo Japão, em que as crianças experimentaram o sushi. “Foi uma experiência muito rica, pois, além de degustarem, eles manipularam, usaram os hashis, desenvolvendo assim a coordenação motora, essa habilidade”.

Do México, os pequenos provaram o guacamole; da Arábia Saudita, o kibe; e da Itália, a tradicional pizza. “Além de provarem esse prato, recebemos a visita de um pizzaiolo na escola, que explicou sobre o processo de como é feito esse alimento”, diz Lucieli.

Embora a pizza pareça um alimento tão popular e acessível, ela completa que algumas crianças provaram pela primeira vez, sendo um momento marcante durante o projeto. Ainda, relacionado à Itália, os alunos saborearam e aprenderam a fazer a bruscheta.

Dos Estados Unidos, o fast-food foi o alimento trabalhado pelas crianças. “Montamos um restaurante no Cmei, onde preparamos x-burguer. Além de manusear o lanche em si e saboreá-lo, as crianças também aprenderam sobre o sistema monetário, com a contagem do dinheiro; ou a parte do trabalho dos garçons, com equilíbrio”.

Já na parte da culinária brasileira, foi trabalhada a sobremesa, focando no brigadeiro, que é muito comum no país.

Para fechar o projeto, o Cmei contou com a participação da nutricionista do Município, Kamila Schmitt. Ela e sua filha, que é aluna da escola, gravaram um vídeo dando algumas dicas sobre alimentação saudável.

“Eles ouviram o que é importante para a saúde; o que não faz tão bem e podemos evitar. Além de fazerem espetinho de frutas. Com certeza foi uma experiência que vão guardar na memória”, finaliza.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.