Crianças vivenciam na prática como é a vida no campo em Mariópolis

Quem não tem alguma lembrança da infância? Um passeio, um presente que tanto queria, conhecer a praia, ter contato com a natureza e os animais, as amizades, os coleguinhas de escola, a “tia” ou o “tio” que vendia doces próximo à sua casa, enfim, todos (ou quase todos) têm algo que lhe marcou e é inesquecível dessa fase.

Justamente para proporcionar momentos como esse na vida das crianças, que o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz, em Mariópolis, tem realizado atividades para os pequenos matriculados na instituição.

Uma delas é o projeto “Um passeio pelo sítio”, que vinha ocorrendo há cerca de um mês — quando as crianças retornaram às aulas presenciais — e se encerrou nesta semana. O tema trabalhado é uma das propostas do Aprende Brasil, material educacional aderido neste ano pelo Município.

Ovelha, porquinho, bezerrinho, galinhas, patos, hamster, coelho e passarinho tomaram conta do pátio do Cmei (Crédito: Divulgação/Cmei Cantinho Feliz)

Conforme a pedagoga, Lucieli Fátima Piovesan, o Cmei atende apenas crianças do PRÉ-I e do PRÉ-II, de quatro e cinco anos de idade, respectivamente. Esse projeto foi desenvolvido com os cerca de 60 alunos do PRÉ-I, os quais estão distribuídos entre quatro turmas.

Durante todo esse mês, ela explica que os professores dessas turmas — de diferentes disciplinas — trabalharam no projeto. Foram várias atividades lúdicas, como contação de histórias, brincadeiras e confecção de trabalhos com recortes, tintas e materiais recicláveis. Tudo relacionado à vida no campo.

Eles também receberam a visita do médico-veterinário do Município, Darlan Schmitt; e da auxiliar, Tânia Minosso, que explicaram sobre essa profissão, apresentando os cuidados necessários com os animais.

(Crédito: Divulgação/Cmei Cantinho Feliz)

Segundo a pedagoga, antes disso, as crianças já haviam tido conhecimento sobre os animais do sítio e até brincaram de ser médico-veterinário.

“Com isso, quando os profissionais foram conversar com eles, houve bastante interação, com várias perguntas e as crianças também contavam sobre quais animais têm em suas casas”, avalia.

Para finalizar o projeto, a escola proporcionou aos pequenos fazerem, de fato, “Um passeio pelo sítio”. Ovelha, porquinho, bezerrinho, galinhas, patos, hamster, coelho e passarinho tomaram conta do pátio do Cmei. A maioria levada pelos próprios pais desses alunos, por terem em suas propriedades/quintais.

(Crédito: Divulgação/Cmei Cantinho Feliz)

“Nessa faixa etária é importante que as crianças vivenciem, que tragam para a sua realidade o que estão aprendendo. É muito mais significativo e prazeroso para elas essa vivência. Assim, resolvemos trazer esses animais, porque agora, em tempo de pandemia, ficaria difícil sair com os alunos da escola”, afirma Lucieli.

Ela acrescenta que os pequenos ficaram encantados com tudo isso; sobretudo no dia de sítio no Cmei. “Tanto que, no outro dia, eles chegaram e questionaram o porquê não havia mais os animais na escola”.

Além disso, durante o projeto, as crianças fizeram uma horta na escola. “Plantamos algumas saladas, sendo que elas sempre vão cuidar e regar, para que, posteriormente, possam degusta-las. Assim, também conhecendo como funciona todas essas etapas. Com certeza foram atividades mágicas e muito especiais em nosso Cmei”.

(Crédito: Divulgação/Cmei Cantinho Feliz)
você pode gostar também

Comentários estão fechados.