Região

Cultura volta a funcionar internamente em Francisco Beltrão

Na tarde de segunda-feira (13), no Teatro Eunice Sartori foi realizada reunião do Departamento Municipal de Cultura de Francisco Beltrão. Após mais de 20 dias de quarentena, a equipe retorna às atividades. A reunião, comandada pelo diretor de cultura, Vilmar Mazzetto, teve como pauta a reorganização dos trabalhos em virtude da Covid-19.

Todos os eventos foram cancelados por tempo indeterminado; está suspenso o empréstimo do Teatro; as oficinas culturais mantidas pelo departamento, que ainda não haviam começado, não têm data para início; os ensaios da Banda Municipal e do Coral Municipal também foram suspensos; o Museu da Colonização e ao Memorial de Francisco Beltrão estão fechados e as visitas estão suspensas para evitar aglomerações conforme Decreto Municipal 146.2020, de 17 de março de 2020.

Segundo Mazzetto, é preciso reinventar algumas coisas e usar a criatividade. “Em tempo de quarentena e isolamento social, resolvemos fazer um acervo de fotos do Museu da Colonização. Desta forma, as pessoas podem conhecer as peças por meio do Facebook. Pelo fato de não poder sair de casa, as pessoas podem realizar visita virtual ao Museu. Estamos organizando tudo para, nos próximos dias, disponibilizarmos o material na página do Departamento. Nos próximos dias vai entrar no ar também o Portal Cultural – Artistas de Francisco Beltrão, que traz a história de artistas beltronenses”, enfatiza.

Na oportunidade foram lembradas as medidas de prevenção ao Covid-19. Todos os funcionários do departamento estão usando máscaras, higienizando as mãos, mantendo a distância recomendada pela saúde e nenhum colaborador se encontra em estado gripal. Todas as medidas tomadas servem para garantir a segurança dos funcionários que foram devidamente orientados pela Secretaria de Saúde.

Mazzetto trabalhou também a autoestima dos colaboradores para que trabalhem com tranquilidade, mantenham a calma e não entrem em pânico. Ele falou também a respeito da agenda que estava prevista e foi suspensa sem data para retorno; diversos eventos vão sofrer alterações, alguns vão deixar de acontecer e outros transferidos. Na ocasião foi falado ainda a respeito da economia, a pedido da administração municipal que tem concentrado recursos para a saúde.  

O Departamento de Cultura está com expediente interno, os colaboradores foram remanejados para funções administrativas e o funcionamento foi reestruturado. As portas estão fechadas, porém, caso os artistas precisem de informações, o agendamento individual deverá ser feito pelo telefone (46) 3524-4441.

Clique para comentar
Para cima