Região

Devido ao coronavírus cirurgias eletivas estão suspensas em Chopinzinho

Assessoria

Tendo em vista a pandemia de covid-19 e o número crescente de casos no Paraná, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) publicou recentemente a Resolução Nº 926/2020, que suspende temporariamente a realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares, devido à escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares. A medida atinge os pacientes do programa Zera Fila de Chopinzinho, os quais estavam com as cirurgias agendadas.

“São dois medicamentos utilizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A falta deles ocasionou a suspensão das cirurgias eletivas, ou seja, àquelas em que não têm urgência pré-estabelecida pelo médico e que não coloca em risco a vida do paciente”, comenta a secretária municipal de Saúde, Francielle Acco.

Criado em 2017, pela Administração Municipal, o programa Zera Fila já realizou, até o fim do primeiro semestre deste ano, mais de 2.000 procedimentos cirúrgicos.

“Já tínhamos recurso direcionado para essas cirurgias, mas devido à norma estamos suspendendo. Estamos entrando em contato com os pacientes para avisar os motivos. Assim que a Sesa liberar as cirurgias eletivas, vamos retornar com os agendamentos”, afirma Francielle.

Os pacientes, que tiverem alguma dúvida, podem entrar em contato com a equipe de Saúde pelo telefone (46) 3242-1511.

Clique para comentar
Para cima