Drone vai mapear criadouros do mosquito da dengue em Dois Vizinhos

* Assessoria
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos adquiriu um drone para auxiliar o Departamento de Vigilância em Saúde na identificação de criadouros do mosquito da dengue.
O equipamento foi repassado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Dois Vizinhos em regime de comodato, que por meio de convênio com o Município realizará o mapeamento.
Com o Drone, os acadêmicos poderão fazer imagens de calhas; entulhos, que possuam recipientes que servem de criadouros; piscinas; e em locais onde as agentes de endemias não têm acesso.
Também foi repassado um computador, por meio do qual as imagens serão processadas e os relatórios emitidos à Vigilância em Saúde.
De acordo com último boletim do período epidemiológico 2019/2020, encerrado em julho deste ano, o município de Dois Vizinhos registrou 144 casos de dengue. A epidemia no Estado registrou 227.724 casos de dengue e 177 mortes confirmadas, em 43 boletins, segundo a Sesa.

Ney
31 de agosto de 2020 às 11:10 AM
Exemplo que deveria ser seguido por Pato Branco, aqui a prefeitura não se mostra disposta a aproveitar o potencial da UTFPR. Pesquisadores da UTFPR de Pato Branco estavam dispostos a ajudar no mapeamento da cidade, mas a prefeitura preferiu adquirir um drone de valor elevado, mais de 100 mil reais, e fazer tudo sozinha em 2018, pergunto, nesses quase 2 anos e meio, quantos produtos esse drone produziu? Quantos mapeamentos foram realizados? Quantos ortomosaicos? DEM? Polylinhas?
Valeu a pena esse investimento de dinheiro público?