Estado cria postos avançados para fomentar oferta de vagas de trabalho

Em Itapejara D’Oeste, 12 municípios participam de lançamento do programa dos postos avançados das Agências do Trabalhador

-- 2 Notícia --

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados em 1º de julho pelo Ministério da Economia apontaram que maio foi o quinto mês seguido que o Estado teve saldo positivo na geração de emprego formal, aquele em que o trabalhador tem a Carteira de Trabalho assinada pelo empregador.

Em um cenário tido como promissor para o Estado, mesmo ainda vivenciado a pandemia da covid-19, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, criou 183 postos avançados das Agências do Trabalhador para estimular ainda mais a captação de vagas e aproximá-las de quem busca a colocação no mercado formal.

-- 3 Notícia --

Desta forma, nessa quarta-feira (14), em Itapejara D’Oeste, o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Nei Leprevost assinou os termos com 12 municípios do Sudoeste, — além de Itapejara, Bela Vista da Caroba, Bom Sucesso do Sul, Bom Jesus do Sul, Boa Esperança do Iguaçu, Coronel Domingos Soares, Cruzeiro do Iguaçu, Enéas Marques, Honório Serpa, Nova Esperança do Sudoeste, Pinhal de São Bento e Vitorino —, criando as unidades da região, mas também deu início ao programa que busca estabelecer em todos os municípios do Paraná a aproximação tão almejada pelo Palácio Iguaçu.

Leprevost fez questão de destacar que “o Paraná é o estado do Brasil, que através de Agência do Trabalhador, mais gera empregos”, afirmando ainda que outros estados até podem ter um maior índice de geração de emprego, porém, sem carteira assinada, e sem pela seleção dos agentes das agências.

-- 4 Notícia --

Conforme o secretário a criação dos postos avançados tem como principal objetivo “a retomada econômica no Paraná”, que segundo ele é uma prioridade do Governo do Estado, e que passa pela geração de empregos. “A geração de emprego com carteira assinada para os paranaenses é a nossa obsessão.”

Prefeito de Itapejara D’Oeste, Vilmar Schomoller pontuou que a criação de um posto desta natureza no município era uma demanda antiga. “É bom para o município e para a população [empregado e empregador] que antes precisavam se deslocar para outros locais. Agora temos aqui.”

Segundo ele, nos primeiros seis meses de 2021 o saldo de atração de empreendimentos em Itapejara D’Oeste é positivo. “Atraímos nesses primeiros seis meses empresas no ramo de piscicultura e estamos em tratativas para a instalação de uma empresa que trabalha com placas de isopor e que deseja fazer um centro de distribuição no município”.

Os novos olhares voltados ao município no entendimento do prefeito também passam pela boa localização, e o eixo rodoviários a que Itapejara está inserido.

Presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani avaliou que a criação dos postos avançados agrega para os municípios e para região por aproximar empregados de empregadores.

“O Sudoeste está em desenvolvimento, o que precisamos é atrair assim como ocorre no Oeste, a industrialização”, disse ele destacando o trabalho desempenhado pelo Estado em termos de infraestrutura e de opções para a instalação de novos empreendimentos.

Como funciona

De modo prático, os postos avançados estarão vinculados as prefeituras, que além de fornecer espaço físico, também vai disponibilizar servidores para esta finalidade, cabendo ao Estado a qualificação.

Assim como ocorre nas Agências do Trabalhador, nos postos, as empresas poderão realizar ofertas de vagas e entrevistas com os candidatos, ao mesmo tempo em que os servidores serão uma espécie de facilitadores para aqueles que buscarem o atendimento e não tiverem domínio de meios digitais. “Vamos ensinar, dois, três servidores de cada Prefeitura, faremos a qualificação e eles vão voltar prontos para atender nos municípios”, pontuou Leprevost.

O secretário fez questão de destacar que “o trabalho do Governo é de intermediar a [colocação da] mão de obra [no mercado de trabalho], a qualificação desses trabalhadores”, ao comentar as ações desenvolvidas pelas Carretas do Conhecimento, que oferece cursos profissionalizantes. Na outra ponta ainda o Estado trabalha na atração de novas empresas para investir no Paraná. “Quem gera emprego de verdade são as empresas. O que queremos é encaminhar pessoas qualificadas para estes postos e mostrar que aqui no Paraná tem gente competente e preparada.”

Linhas de crédito

Como forma de estimular também o empresariado consolidado e até mesmo quem busca uma alternativa para a recolocação no mercado de trabalho, Leprevost lembrou das linhas de crédito disponíveis da Agência de Fomento, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ainda linhas para microempresários.

“Temos postos avançados nas Agências do Trabalhador do Paraná, da Agência de Fomento, que dispões de empréstimos a partir de R$ 5 mil até R$ 20 mil para a pessoa que quer abrir seu pequeno negócio com juros baixos e pagamento podendo ser feito em até 36 vezes”, disse o secretário.

Mulheres no mercado de trabalho

Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) mostram que no ano passado 6,6 milhões de mulheres deixaram a força de trabalho.

Os motivos do número elevado são os mais variados, desde desligamentos por fechamento de postos de trabalho, como até mesmo a dedicação exclusiva as atividades de casa, por conta das aulas remotas dos filhos.

No Paraná, segundo o secretário a retomada da força feminina que por algum motivo foi afetada pela pandemia também pode acontecer por meio do Banco da Mulher, que também está disponível para ser acessado nas Agências do Trabalhador, e possuem juros ainda menores que outras opções.

“A recolocação destas mulheres passa pela qualificação profissional e aquelas que quiserem montar seu próprio negócio, que as vezes pode ser até melhor que voltar a ser empregada, vão ter esse empréstimo para começarem uma nova vida profissional”, finalizou.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta