Feira Itapejarense retoma atendimento nesta sexta-feira

Após alguns meses sem atendimento, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Feira Itapejarense retoma suas atividades nesta sexta-feira (11). Ela ocorrerá das 8h às 17h, provisoriamente no pavilhão da Igreja Matriz.
Contudo, nos próximos meses, passará a atender em uma estrutura própria, na praça Arnaldo Busato. De acordo com o Departamento de Administração de Itapejara D’Oeste, em torno de R$ 150 mil será investido na obra, a qual será licitada pelo Município na próxima terça-feira (15).
Após a homologação da empresa responsável, o prazo de execução desse espaço destinado à feira será de 120 dias. Além da cobertura, contará com depósito, cozinha e banheiros adaptados, em uma área de, aproximadamente, 210 metros quadrados.
Segundo o chefe da divisão do Departamento de Agricultura, Lucas Biolki, a feira existe há cerca de dez anos e iniciou com um grupo de dez pequenos produtores rurais do município, que tinha o apoio de uma cooperativa de crédito.
“A feira ocorria uma vez por mês na praça da Igreja Matriz. Com o passar do tempo, eles não tiveram mais este apoio. Assim, recentemente, os produtores buscaram auxílio do setor público, que vai construir um espaço na praça situada em frente à prefeitura”, diz, acrescentando que a estrutura será da prefeitura, porém disponibilizada para uso da feira.
Além do Município, o grupo conta com o apoio da Associação dos Suinocultores de Itapejara D’Oeste, que está colaborando com material para que a feira tenha suporte necessário para reiniciar, como “mesas, cadeiras, banners e até mesmo mão de obra para organizar o local, que a princípio será improvisado”, informa.
Produtores
Cerca de 15 produtores estão reiniciando as atividades, por enquanto sem a participação do poder público. “Entretanto, no novo espaço os trabalhos e a organização serão supervisionados pelo Departamento Municipal de Agricultura”, afirma Bioki.
Ele completa que “o número de produtores poderá ser ampliado, conforme a procura de interessados a expor seus produtos. A ideia é criarmos oportunidade para todos os pequenos produtores de nosso município”.
Até a conclusão da obra, a feira continuará sendo realizada no pavilhão da Igreja Matriz, sem datas definidas. “Quando a estrutura estiver pronta, ela ocorrerá semanalmente; muito provável nas sextas-feiras, com horário a ser definido”.
Serão comercializados vários tipos de produtos, como hortaliças, frutas, doces e salgados. Também alguns produtos de origem animal [desde que esteja legalizado], artesanatos, bem como será servido café colonial no local.
Ainda haverá no local produtos da Queijaria Martinazzo, de Itapejara D’Oeste, que — conforme divulgado, em julho de 2018, pelo Diário do Sudoeste — foi premiada na época com o melhor queijo no concurso “Queijos artesanais do Paraná”, realizado em uma parceria entre o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No ano seguinte, a queijaria também foi premiada com medalha de ouro no 5º Concurso Nacional Queijo Brasil, promovido pela Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros (Comer Queijo).
