Gerar completa 18 anos

Organização sem fins lucrativos tem como missão transformar vidas e formar o jovem para o primeiro emprego

-- 2 Notícia --

Assessoria

Há 18 anos, com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social, nascia no Paraná a Gerar, uma organização social sem fins lucrativos. A entidade é reconhecida, principalmente, pelo programa Aprendiz Legal, estágios e atuação social, mas nesses anos foram vários projetos focados em transformar a sociedade.

-- 3 Notícia --

Em 2010, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho conferiu à Gerar uma franquia para atuar, no Paraná e Santa Catarina, com o Aprendiz Legal, programa que visa inserir e formar o jovem para o primeiro emprego.

Desde então, a entidade vem se expandindo dia a dia. A sede fica em Curitiba, mas a Gerar tem atuação forte no Sudoeste do Paraná, com polos em Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos. A organização conta com mais de 250 funcionários e já impactou a vida de 300 mil pessoas.

-- 4 Notícia --

Aprendiz Legal

Sabe aquele filme que você assiste e sente que alguma coisa mudou em você? É mais ou menos assim que funciona a atuação da Gerar, de maneira mais aprofundada.

A missão não é apenas inserir jovens no mercado, seja através do Aprendiz Legal ou dos programas de estágio, mas transformar a vida das pessoas.

“Temos essa filosofia: as pessoas que participam dos nossos projetos têm que sair melhores do que entraram. Se passam pelos nossos programas e não mudam, então nosso trabalho não surtiu efeito”, afirma o Presidente do Conselho Diretor da Gerar, Francisco Essert.

Para Essert, a atuação dentro do Aprendiz Legal permite combater um dos principais gargalos do Brasil, que é o primeiro emprego para o jovem. “O desemprego do jovem é o dobro do restante da população. São adolescentes, muitas vezes de comunidades vulneráveis, que até procuram emprego, mas não acham. Aí são assediados pelo crime e tráfico”, afirma. “O Aprendiz Legal dá a possibilidade de eles conseguirem uma colocação. Então, eles passam a receber salário, que passa a ser a âncora do orçamento familiar, e saem com formação humana e técnica. Passam a ter oportunidades”, completa.

É justamente a emancipação o foco dessa formação, segundo a Superintendente Institucional e Técnico da Gerar, Heloisa Arns. “Nos preocupamos em dar o conhecimento e o apoio para que eles possam enxergar novas possibilidades. Quando eles trabalham numa empresa grande, que muitas vezes nem filhos de classe média e alta teriam essa oportunidade, eles têm a porta de entrada para o mercado de trabalho, e assim ficam longe das drogas e das ruas”.

De acordo com Heloisa, o principal legado da Gerar é a transformação das pessoas que integram os programas de formação da entidade. “Eles passam a acreditar neles mesmos. Desenvolvemos instrumentos que, às vezes, nem mesmo a faculdade possui, que é o foco no relacionamento interpessoal, como se portar numa empresa, além do conhecimento técnico. Tudo isso representa a oportunidade de fazer a diferença na sociedade”.

Em outras palavras, para Heloisa tudo isso significa fazer o bem, uma herança de família e um exemplo que vem de casa – ela é filha de Zilda Arns, que foi parceira da entidade no início da atuação. “A herança do trabalho da minha mãe está em atuar nas bases, em transformar as pessoas vulneráveis em protagonistas de sua própria melhoria de vida”.

Um dos jovens impactos pelo trabalho da Gerar é Gabriel Kinap Stoco, 17, que está fazendo o programa de aprendizagem na instituição e logo ingressará numa empresa de metais sanitários. Será o primeiro emprego dele com carteira assinada. “Profissionalmente, é muito bom e também vai ajudar bastante em casa”.

Na segunda semana dentro do programa de formação ele já pode dizer que é uma outra pessoa. “Hoje tenho uma noção mais ampla da realidade e sou uma pessoa melhor”.

Evolução do aprendiz

Apesar dos excelentes resultados ao longo de 11 anos, Francisco afirma que é possível ir muito mais longe. Segundo ele, cerca de metade das empresas não cumpre a Lei da Aprendizagem. “Toda empresa que tem mais de sete funcionários é obrigada a ter aprendiz. Se todas as empresas cumprissem essa lei, teríamos mais de 1 milhão de adolescentes e jovens na aprendizagem. Esse é o nosso desafio”.

Segundo o presidente, o cumprimento da lei traz vantagens às empresas, que passam a contar com jovens motivados, com a possibilidade de formar novos talentos. No entanto, segundo ele, uma das dificuldades é a desinformação. “Algumas empresas desconhecem, outras esperam ser fiscalizadas para passar a cumprir, há ainda aquelas que estão com dificuldades financeiras por causa da pandemia. Mas apesar disso tudo, seguimos colocando muitos aprendizes no mercado”.

Como é uma ONG, Francisco destaca que os recursos obtidos pela entidade são reinvestidos no projeto de expansão. A entidade pretende estar presente em mais municípios do Paraná e Santa Catarina e, num segundo momento, abranger a atuação para outros estados.

Serviço

A Gerar, em Francisco Beltrão, fica na Avenida Júlio Assis Cavalheiro, 2000 – Centro. Em Dois Vizinhos, na Avenida Rio Grande do Sul, 484 – Centro. Em Pato Branco, fica na rua Guarani, 71 – Sala 06 – Centro. Informações pelo telefone (45) 3038-5838 e no site da entidade https://www.gerar.org.br/

O jovem Gabriel afirma que a formação oferecida pela GERAR transformou a vida dele

GERAR EM NÚMEROS

– Atua em mais de 50 municípios

– 250 funcionários

– 300 mil pessoas impactadas

– 6 mil jovens atendidos no momento

O que é o programa de aprendizagem

A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.

O Aprendiz Legal é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000).

O que o programa Aprendiz Legal proporciona:

– É a porta de entrada do jovem no mercado de trabalho.

– Formação de jovens

– Acompanhamento do jovem durante o período em que está na empresa

– Para as empresas, oportunidade de formar novos talentos

– Para as empresas, oportunidade de trazer sangue jovem à equipe e formar colaboradores alinhados com a cultura da empresa

– Fomenta a diversidade e potencializa a criatividade nas organizações

– Desenvolvimento de lideranças que trabalham com os aprendizes

Como funciona o recrutamento:

– O jovem pode se candidatar a participar dos processos seletivos da GERAR, lançados através de seu site, SEM QUALQUER CUSTO, nem de inscrição nem durante o curso

– A empresa pode contratar diretamente o jovem e matriculá-lo na GERAR

Como funciona a formação

A formação se dá em 5 principais áreas, de acordo com a área em que o jovem vai trabalhar na empresa. Todas elas contemplam o módulo básico, que abrange a formação humana, postura profissional, relacionamento interpessoal e informática.

As 5 principais áreas são as seguintes:

– Administração

– Comércio e Varejo

– Logística

– Produção

– Alimentação

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta