Grupo de Combate ao Tabagismo promove encontro em Coronel Vivida

A unidade de saúde coordenada pela equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vista Alegre, em Coronel Vivida, realizou na semana passada, o primeiro encontro do Grupo de Combate ao Tabagismo no município.

-- 2 Notícia --

O grupo tem como enfoque principal a promoção da saúde, auxiliando no combate aos fatores de risco ocasionados pelo tabaco, bem como, o incentivo para que os participantes consigam cessar com o hábito de fumar.

Durante a atividade, utiliza-se de escuta ativa da vivência dos participantes, orientações, explicações sobre a dependência, elucidação sobre fatores de risco pelo uso do tabaco e mostra que isso pode ser evitado além da ajuda do grupo. É um modelo que fortalece a vontade do indivíduo e sua aceitação para mudar seu hábito, quem em suma é o mais importante.

-- 3 Notícia --

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

A OMS afirma ainda que cerca de 80% dos mais de um bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda onde o peso das doenças e mortes relacionadas ao tabaco é maior.

-- 4 Notícia --

Ainda, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; de bexiga; de pâncreas; de fígado; do colo do útero; de esôfago; de rim e ureter; de laringe (cordas vocais); na cavidade oral (boca); de faringe (pescoço); de estômago; de cólon e reto; de traqueia, brônquios e pulmão.

O instituto também adverte que “além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.”

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta