Honório Serpa volta a realizar a feira da agricultura familiar

Tendo em vista a pandemia da covid-19, a Feira da Agricultura Familiar de Honório Serpa precisou ser interrompida durante um período. Como houve a diminuição do índice de infestação na região, nesta sexta-feira (30), ela voltará a ocorrer no município.

-- 2 Notícia --

Conforme o diretor da pasta, Joélcio Faleiro de Azeredo (Tita), o evento será realizado das 13h às 18h, no Departamento de Agricultura. Ele também diz que antes a feira ocorria esporadicamente.

“Agora a ideia é que aconteça uma vez ao mês. Nessa primeira edição do ano, será no departamento. Entretanto, estamos aguardando uma emenda parlamentar, que será destinada para uma estrutura própria para tal finalidade”.

-- 3 Notícia --

O recurso, segundo o diretor, é de R$ 90 mil, para aquisição da estrutura móvel, composta por barracas, balanças e freezer, entre outros itens. Além disso, haverá a estrutura física, que será construída com recursos da prefeitura na praça municipal, e consistirá na cobertura e banheiros, “para dar suporte aos agricultores e atender bem os consumidores”.

Tita diz também que a prefeitura já está “fazendo o orçamento e o projeto para a aquisição da estrutura móvel. Então agora aguardamos a liberação desse recurso, para que possamos fazer a aquisição”, afirma, informando que a expectativa é que essa estrutura esteja concluída no início do próximo ano.

-- 4 Notícia --

Objetivo

A Feira da Agricultura Familiar é organizada pelo Departamento Municipal de Agricultura e tem como finalidade auxiliar os produtores rurais do município.

Nessa primeira edição da feira, devem participar entre 10 e 12 agricultores familiares. Entretanto, o objetivo é que esse número aumente nas próximas edições.

Serão comercializados nesse momento panificados e café, frutas, hortifruti e artesanatos. Quanto aos queijos e salames, o diretor do departamento afirma que não terá disponível, uma vez que o Município busca obter o selo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Quanto às demais edições, ele diz que não foram definidas datas e que os próprios agricultores devem divulgar em breve, informando ao departamento que dá o suporte necessário.

Além do Município, o evento conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), Sicredi, Cresol, Cooperativa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar de Honório Serpa (Codesafa) e Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf).

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta