Hortas são implantadas em escolas municipais de Clevelândia

Projeto já está dando frutos em duas instituições do interior; servidores são os responsáveis por cuidar dos locais

Duas escolas municipais do interior de Clevelândia já estão colhendo os frutos das hortas implantadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Tanto a Escola Municipal São Francisco de Salles, (escola do campo) quanto a Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, já estão colhendo saladas, temperos, chás e até mesmo mandiocas.

O intuito do projeto, conforme a secretária Margareth de Fátima Pasin, é proporcionar aos alunos um maior contato com a terra, promover o conhecimento das plantas e também contribuir para uma alimentação mais saudável dos alunos, uma vez que os alimentos colhidos serão utilizados no preparo da merenda escolar. No futuro, o projeto também contemplará a criação de jardins nas escolas.

“É um projeto pensado para que as crianças percebam que é possível ter uma horta em casa. Queremos que elas vejam o projeto em funcionamento e levem a ideia para os pais. Além disso, também teremos canteiros de ervas medicinais”, explicou.

A intenção, segundo a secretária, é que as próprias crianças tragam as mudas das plantas para a horta. “Queremos que eles participem, criem vínculos com aquele local.”

Quem participará

De acordo com a secretária, neste momento, somente os funcionários das escolas trabalharão nas hortas. Não só por conta da pandemia de covid-19 mas também porque os alunos precisam recuperar o tempo perdido longe da sala de aula, principalmente os em fases de alfabetização.

A previsão é de que no próximo ano os estudantes também passem a mexer com a terra.

Hortas na cidade

Hortas serão criadas em todas as escolas da rede municipal de ensino, mesmo em instituições onde as estruturas são menores e o espaço é reduzido. Nesses locais, em que há um terreno reduzido para hortas, as estruturas serão montadas de maneira suspensa.

Agricultura familiar será afetada?

Conforme Margareth, a produção de alimentos nas hortas dentro das escolas não afetará em nada as negociações de agricultores familiares com o Município.

“Nós não vamos produzir grandes quantidades. Em momento algum vai interferir na agricultura familiar. O projeto tem o objetivo de fazer com que as crianças aprendam desde cedo que é importante ter um chá em casa ou uma salada. Queremos que eles vejam que é possível”, disse.

Andamento do projeto

Por enquanto, a secretaria está preparando uma licitação para adquirir os materiais necessários para dar sequência no projeto.

Como explica a secretária, as hortas no interior já estão dando frutos porque já existiam, por isso, o projeto já está em funcionamento.

“Na cidade ainda estamos em processo de início porque queremos fazer os canteiros com tijolos, bem organizados. Acredito que, no máximo em dois meses, consigamos dar o pontapé inicial.”

você pode gostar também

Comentários estão fechados.