Hospedaria Seminário está disponível para receber turistas durante a Festa de São João

A 4ª Expo São João está programada para começar na próxima quinta-feira (13) e continua até domingo (26). Nesse ano, após o período de isolamento social causado pela pandemia da covid-19, e com a população de todo o entorno de São João querendo aproveitar a programação com mais conforto, a administração pública, em parceria com a Agência IGR Vales do Iguaçu, organizou a Hospedaria Seminário para receber todos os visitantes e os mesmos não precisem retornar para casa no mesmo dia, fornecendo a possibilidade de participar dos três dias de festa.

Enquanto a Expo São João acontece no Parque Ambiental Antônio Gasparetto, o município também realiza, nos mesmos dias, a 62ª Festa de São João, comemorando o dia do padroeiro da cidade, com a maior fogueira do Brasil que, nesse ano, deve conter 52 metros de altura.

Hospedaria Seminário

O Município de São João, através do Conselho Municipal de Turismo, foi assessorado pela IGR/Agência e pela consultora Carla Floss, para dar andamento a organização da Igreja de São João Batista e transformar o local usado anteriormente como seminário em um local adequado para hospedar a população que quer comparecer a festa e mora em outros municípios.

O objetivo da ação é disponibilizar para a população uma experiência de três dias de festa como um passeio turístico, além de também servir como um local para que os feirantes de outros municípios possam passar a noite.

“O seminário foi transformado em um lugar aconchegante, de uma simplicidade histórica, que permite voltar no tempo e relembrar diferentes épocas, nas louças, nos quartos, nos móveis do ambiente. Muito aconchegante.”, afirma Elisandra Callegari Gessi, da Agência IGR.

Alexandre Giraldi, presidente do Conselho do Turismo de São João, ressalta que a Agência IGR contribuiu com suporte técnico e consultoria, principalmente na organização e produção de fotos e material de divulgação para tornar o espaço atrativo para acomodação. “A Carla organizou o lugar para ficar ainda mais bonito e agradável.”

De acordo com Alexandre, o município possuía apenas dois hotéis, sendo que a rede hoteleira já estava lotada e existia este espaço do Seminário, com várias acomodações, que estava fechado. “Com autorização do padre e a motivação dos responsáveis pelo espaço do seminário, conseguimos transformar numa hospedaria, com a função social de acomodar as pessoas no dia da festa, para que elas não tomem a estrada nos dias do evento. Assim, conseguiremos receber e acomodar as pessoas na festa.”

Locação de temporada

O presidente do conselho comenta que o intuito é estimular a população local a oferecer cômodos, casas e apartamentos para locação de temporada durante a festa, aumentando a disponibilidade de acomodação no município.

No Seminário, a acomodação seguirá o estilo hostel, com amplos quartos e várias camas no mesmo local, onde “o turista vivenciará a experiência de dormir em um edifício histórico, o cartão postal da cidade”.

Paróquia São João Batista

Segundo o secretário da Paróquia São João Batista, Marcos Junior Schwade, a ideia de fazer a Hospedaria do Seminário surgiu com a necessidade de mais estruturas para hospedar as pessoas que querem participar da Festa de São João.

“Junto com a Prefeitura, tivemos essa ideia de fazer uma hospedaria no antigo seminário, já que ele se encontra desocupado, apenas com as aulas de catequese. É uma grande estrutura, com quartos grandes, utilizados para retiros e encontros. O seminário era o Colégio das Irmãs, como é conhecido em São João, e depois que as irmãs saíram, estava desocupado. A Diocese precisava de um seminário, então o Seminário Propedêutico se instalou em São João e ficou ali por alguns anos, até se mudar para Santa Izabel. A casa estava desocupada, então surgiu a ideia de fazer a hospedaria como dormitório para quem prestigia o momento da fogueira de São João.”

Para mais informações sobre as acomodações, basta entrar em contato pelos telefones: (46) 99940 3871 e (46) 99989 0535.

você pode gostar também
Deixe uma resposta