Itapejara D’Oeste recebe recurso para construção de escola

Com verba maior que R$ 8 milhões, Município conseguirá ampliar o número de crianças atendidas na rede municipal de ensino; Além disso, estrutura da Escola Municipal Nereu Ramos poderá ser desativada

-- 2 Notícia --

Itapejara D’Oeste comemora a liberação de um recurso, no valor R$ 8.418.717,10, para a construção de mais uma escola no município. A verba é uma emenda parlamentar do deputado federal, Nelsi Coguetto Maria (PSD), conhecido como Vermelho.

Agora, com a sinalização do recurso disponível, dá-se início a parte técnica da construção da escola. Já com o terreno, o Município faz uma atualização de dados junto ao site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), espera uma vistoria do órgão no terreno, e depois licita a obra. A previsão é de que em até quatro meses a obra seja licitada.                                                                                                 

-- 3 Notícia --

Com a verba do deputado federal será possível erguer uma escola com 13 salas de aula, o que proporcionará o atendimento de até 910 alunos do ensino fundamental I em dois turnos, ou seja, manhã e tarde. A futura estrutura também pode atender crianças em período integral. Nessa modalidade, sua capacidade fica em 455 alunos. No município, a Educação optou pelo ensino, dos estudantes do 1º ao 5º, em dois turnos e não em período integral.

Escola nova em boa hora  

-- 4 Notícia --

De acordo com o prefeito de Itapejara D’Oeste, Vilmar Schmoller, a liberação do recurso chega em boa hora. Como ele explica, o Município conta, hoje, com três escolas municipais na área urbana e uma no interior. Entre elas, a Escola Municipal Nereu Ramos, que é a com maior número de alunos, assim como também a com estrutura mais antiga.

Segundo o prefeito, “a Escola Nereu Ramos não possui pátio, refeitório e cozinha com espaço suficiente para atender a demanda existente. É um prédio construído na década de 70/80, que já apresenta inúmeras reformas e ampliações realizadas ”.

Como ele explica, “o Município já tentou recurso para mais uma reforma dela, mas é inviável porque o custo para fazer as melhorias seria muito alto. Além disso, os Bombeiros nem aprovam uma reforma lá”, conta.

Novo destino para a Escola Nereu Ramos

Diante da atual situação da escola, Schmoller explica que a intenção é desativá-la após a construção da nova estrutura. “Como não vamos mais ter alunos na estrutura, nossa ideia é alocar a maior parte de nossas secretarias no local. Pretendemos fazer um prédio de administração ali, porque é bem amplo e possibilita que a população encontre quase todos os serviços prestados pelo Município em um mesmo ambiente”.

Terreno garantido

A futura escola ficará em um terreno que pertencia ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, que está situado na via que dá acesso à Festa do Leitão.

Segundo o prefeito, a área, com mais de 7 mil metros, foi doada pelo Estado. Esse espaço tem todas as medidas necessárias para alocar a futura escola, com uma área de construção aproximada de seis mil metros.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta