Mangueirinha lacra nova capsula do tempo que deve ser aberta no centenário

Em novembro passado, nas celebrações de 75 anos de Mangueirinha foi aberta a capsula do tempo criada em 21 de novembro de 1996, quando o município completava 50 anos.

Agora, dando continuidade do projeto, na quarta-feira (20), uma nova capsula foi lacrada no município, tendo como objetivo ser aberta na celebração do centenário de Mangueirinha, ou seja, em 2046.

Elidio Zimerman de Moraes, prefeito de Mangueirinha comentou que a abertura da capsula em novembro de 2021 e o fechamento da nova, são marcos importantes para a história do município e sua população.

“Após 25 anos abrimos [a primeira capsula] com muita emoção, com muitas histórias. Muitos pais escreveram para seus filhos, que acompanharam a abertura. Foi muito emocionante. Agora, novamente com sabedoria estamos nos repaginando, com um novo formato de preservação e depositamos assim mais de mil documentos que foram elaborados para daqui 25 anos abrirmos”, disse Elidio.

Secretário de Turismo e Cultura, Manuel Ricardo Mordaski de Almeida, é de grande importância a continuidade do projeto que tem valor histórico e cultural para o município. “Tivemos uma participação bastante expressiva, foram mais de mil cartas escritas”, comenta ele completando, “esperamos que as mensagens de hoje, reflitam em 2046. E que os desejos expressados agora, sejam alcançados, que as futuras gerações consigam atender o anseio da nossa comunidade.”

Emoção

A diretora de Cultura do Município, Cristini Benoski revela que ao ser aberta e lido os primeiros documentos depositado na capsula do tempo criada na década de 1990, um sentimento de emoção tomou conta dos envolvidos no projeto, despertando assim, o interesse de muitas pessoas em escrever para as comemorações do centenário.

“Em cada carta depositada na capsula há um sentimento de emoção, de carinho”, pontua Cristini.

Todas as cartas foram plastificadas e fechadas a vácuo, para preservar o máximo possível os documentos. A estrutura da nova capsula é composta por três canos PVC e diferentemente da primeira versão esta não foi enterrada, o que deve gerar uma menor umidade nos documentos.

Além da capsula lacrada, a população que não tinha entregue sua carta em tempo, pode depositar em outros recipientes, cartas para marcar a data.

você pode gostar também
Deixe uma resposta