Mariópolis estabelece novas medidas de enfrentamento da covid-19

Assinado pelo prefeito Mário Paulek na tarde desta sexta-feira (19), deve entrar em vigor com sua publicação em Diário Oficial, neste sábado (20) o decreto 15/2021, que estabelece novas medidas de enfrentamento à covid-19 em Mariópolis. Segundo texto assinado por Paulek, as medidas que estendem as atividades comerciais e estabelecem regramentos em áreas públicas, serão válidas até 4 de março.

Pelo decreto, pessoas com mais de 65 anos “priorizar a circulação apenas para atendimento de necessidades essenciais, urgentes e inadiáveis”, o documento também trata do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais e empresariais. (Ver recomendações abaixo)

Também autoriza que “práticas desportivas coletivas, missas e cultos desde que a ocupação não ultrapasse 30% da capacidade máxima do estabelecimento, observando os protocolos exigidos pelo Departamento de Saúde.”

O documento ainda proíbe o consumo de bebidas alcóolicas em vias públicas e lotes baldio e a abertura do parque Arnaldo Weiss das 5h às 22h de segunda-feira a domingo, contudo respeitando protocolos, — permitidos: caminhadas, corridas e similares; treinos na pista de manobras, seguindo recomendações do Departamento de Saúde; treinos de tiro de laço. Fica restrito: consumo de bebidas alcóolicas; e aglomerações de pessoas principalmente compartilhando chimarrão, tereré e similares.

Funcionamento do comércio

– Atividades do comércio e prestação de serviços em geral; atendimento das 8h às 12 e das 13h30 às 20h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 19h.

– Academias, clínicas de pilates e fisioterapia; atendimento das 7h às 23h de segunda-feira a sábado.

Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias e similares; atendimento das 7h às 23h de segunda-feira a domingo.

– Bares; atendimento das 7h às 23h de segunda-feira a domingo, respeitando todas as medidas de higiene recomendadas pelo Departamento Municipal de Saúde, tais como: uso de máscara, álcool em gel, distanciamento entre as pessoas evitando aglomerações.

– Distribuidoras de bebidas das 7h às 22h de segunda-feira a sábado atendimento normal e aos domingos das 8h às 19h somente em modo delivery e drive thru.

Supermercados e postos de combustíveis das 8h30 às 12h e das 13h30 às 20h de segunda-feira a sábado e aos domingos das 8h30 às 12h.

Mercearias e padarias das 8h30 às 12h e das 13h30 às 20h de segunda-feira a domingo.

Farmácias das 8h30 às 12h e das 13h30 às 23h de segunda-feira a sábado e aos domingos das 8h30 às 12h.

-Cabeleireiros, pedicure, manicure, salão de beleza, barbeiros e assemelhados das 8h30 às 20h de segunda-feira a sábado.